Urgente não coloquem Zon Fibra Optica.


Devido a ter colocado Zon fibra óptica para ter um melhor serviço, passei não ter um serviço diário de Internet nunca mais consegui postar noticias por isso não coloquem ZON Fibra Óptica.
Caso queiram visitar o fórum da Zon para verem a quantidade de queixas do péssimo serviço.

MCo.





62 Comentarios to "Urgente não coloquem Zon Fibra Optica."

  • julgo que se estiveres dentro dos 1os 15 dias ainda podes cancelar o contracto.

  • Já cancelei o serviço mas agora terei de aguardar dois dias para voltar a ter de novo o antigo serviço que é melhor q este.

  • Parece que temos aqui um padrão, pelo que verifico em varios utilizadores Zon Fibra que mantenho contacto, existem sérias dificuldades com o serviço, que compromete para além do acesso de dados, o contacto telefónico do titular. As referências apontam para um erro que se torna perceptivel ao utilizador "comum" quando surge um aviso (para quem usa MS Win) indicando Conexão Limitada/Inexistente, em que por vezes o simples facto de abrir a aplicação Messenger, despoleta mensagens de erro como estes , que condiciona o funcionamento do serviço.

    Apesar das "grandes" promoções/descontos que consigam negociar, parece-me haver um volume maior de reclamações do que clientes satisfeitos.

    Um grande não de momento para a Zon, esperamos por melhor.

  • Inadmissível venderem um produto quando sequer garantem ao cliente os serviços mínimos.
    Como agravante não são casos únicos, uma vez que o problema parece ser geral e tão pouco há soluções por parte do ISP ...
    Típico Português.

  • Eu tenho a Zon Fibra de 50Mb e ao contrário da sua opinião, estou bastante satisfeito, utilizo todos os dias e não tenho tido chatices de qualquer ordem e serviço.

    No meu caso o serviço tem-se revelado muito estável: tanto a nível de tv, como de internet. As velocidades práticas andam muito perto das teóricas anunciadas, no caso da net, e já uso o serviço quase 3 meses. Faço updates do site da Apple a 4,7MB/s, 4.5MB/s da Microsoft e em torrents ando várias
    vezes nos 2.3MB/s e tenho um tráfego médio de 250GB.

    Aquando da instalação, os clientes são informados das velocidades que podem ter ou não e pelo menos fui. Se o serviço está lento, muitas vezes a culpa é de quem congestiona a sua zona, por este motivo concordo com a gestão de tráfego, é um mal necessário para se garantir qualidade de serviço.

    Como cliente ZON, peço desculpa por estar satisfeito.

  • É normal que no inicio o serviço Zon Fibra não funcione correctamente, mas ao longo do tempo os erros vao sendo corrigidos e a qualidade do serviço melhorada.

    Relativamente à ZON não tenho qualquer queixa, tenho telefone, net e televisão da ZON, não dão problema nenhum, funcionam correctamente.

    Já o mesmo não se pode dizer do MEO, que para além de enganarem os clientes com promoções onde supostamente pagariam menos, a qualidade do serviço é pessima, bem como a qualidade da linha de apoio ao cliente e o preço a pagar pelo serviço (mais 30 euros do que noutras empresas(ZON, Cabovisão)).

    Resumindo, na minha opinião a ZON é uma das melhores empresas do mercado, tanto em qualidade de serviços, como no preço dos mesmos.

  • Um dos meus problemas com a Zon e que sempre que ligo o Msn ele faz com que a ligação cai-a e não e so a mim que acontece podem ver no forum.

  • Este comentário foi removido pelo autor.
  • A rede de fibra óptica no mercado residencial é apresentada pelos operadores como a revolução tecnológica dos próximos 100 anos mas, para os consumidores, quatro passos chegam para ter comunicações 'à velocidade da luz'.

    O segredo desta revolução chama-se fibra óptica, uma tecnologia que usa a luz do laser para transmitir em simultâneo dados, vídeo e voz - o chamado 'Triple Play'. Uma tecnologia que quando a largura máxima de banda da rede de cobre estava perto do seu limite.


    Os operadores do mercado residencial - Portugal Telecom (MEO) e Sonaecom (Clix), ambas redes de fibra óptica, e ZON e Cabovisão (ambas redes híbridas de fibra e cabo coaxial, utilizando a tecnologia Docsis 3.0) - apresentam-nas como "verdadeiras auto-estradas para o transporte de informação a velocidades nunca antes vistas" de acesso à Internet. Hoje, já se pode navegar a 100 Megabits por segundo (Mbps), mas no futuro pode chegar-se aos 400 Mbps e até aos mil Mbps para operadores de fibra.

  • A "guerra" entre a PT e a Zon por causa da comunicação à volta da fibra óptica continua. Depois de uma queixa apresentada no ICAP na semana passada, a Portugal Telecom reforçou agora a acusação de que a concorrente está a "iludir" os consumidores.

    A segunda queixa foi apresentada na Direcção Geral do Consumidor, confirmou hoje o presidente-executivo da PT, Zeinal Bava.

    Os clientes têm de ser esclarecidos para que não haja ilusão do que é fibra ou não. Não podemos desvalorizar o que esta tecnologia [fibra óptica] pode dar no futuro. Não podemos caricaturar a fibra com outra tecnologia como o cabo coaxial", justificou Zeinal Bava, citado pela Agência Lusa.

    Já esta semana a Zon tinha respondido à queixa da PT com uma acusação junto do ICAP contra o serviço Meo Fibra. Nesta a empresa de cabo defende que a campanha Meo Fibra da PT "viola frontalmente os princípios da legalidade, honestidade, veracidade e leal concorrência".

  • Não sei qual é o seu problema, mas revela-se claro a sua opção pela PT e o seu querido MEO contra a ZON. Assim ,não intendo porque optou por instalar a ZON Fibra em vez do MEO da PT.

    Se não tem instalado, seria melhor não palpitar sobre coisas que desconhece, pois, como já aqui se pode ler, muitos outros têm o serviço e estão muito satisfeitos.

    Talvez a PT devesse gastar menos dinheiro em publicidade e a pagar aos Gatos para fazer anúncios e gastasse mais no produto em sim. Por enquanto, a única coisa que o MEO (PT) tem que a ZON não tem (por enquanto... - isso vai mudar) é o canal BenficaTV, que está a dar ao MEO a sua percentagem de mercado, senão, constituía apenas uma pequena franja no domínio total da ZON!

    Cumprimentos a todos!

  • Nao ponho porque ?
    Nao funciona contigo nao funciona comigo assim como outros ?
    Enfim....

  • Olá a todos,
    Não sei porquê mas alguns destes comentários parecem-me ser aqui colocados por comerciais da Zon.

    Passo a explicar:

    Nós aqui em casa instalámos a ZON 50MB depois de termos sido aconselhados numa loja a não instalar a ZON 100MB por ainda estar a dar problemas.

    No dia 23.06 foi feita a instalação e no dia 26 à noite fiz a primeira chamada devido a quebras inexplicáveis no serviço.

    Foi-me dito que se tratava do firmware dos modems e que estavam a tratar de uma solução.

    Encontrei no Twitter uma pessoa da Netgear, que me deu o mail do Departamento de Comunicação de lá que de imediato me passou para o Departamento Técnico.

    De lá garantiram-me por mail que nunca a ZON tinha reportado qualquer tipo de problema com os NETGEAR CBVG834G e que, claro, não estava a ZON habilitada nem autorizada a fazer qualquer tipo de upadate do Firmware.

    Confrontei o SAC da Zon com estes dados e disseram-me, que o assistente se tinha equivocado e que o problema estava na Central de Distribuição da zona da minha residência e que, o problema ficaria resolvido nessa mesma madrugada.

    Estamos hoje a 10 de Agosto de 2009, quase 2 meses passados desde a instalação do Serviço e isto é o que eu tenho a dizer:

    1. Não se passa um dia sem que existam quebras de serviço de origem desconhecida.

    2. MSN, IRC, World of Warcraft (bem como outros jogos online) NÃO FUNCIONAM com o modem acima mencionado. A ZON tem conhecimento deste problema e no entanto continua a anunciar na televisão um serviço que não pode fornecer.

    3. O cliente oficial da Linden Labs, para o Second Life, pura e simplesmente faz reset ao modem acima mencionado.

    4. Todos os meus pedidos de assistência e/ou resolução deste problema têm tido por parte da ZON uma resposta ineficaz e totalmente insatisfactória, sendo esta:"Estamos cientes destes problemas, estamos a trabalhar numa solução que será despoletada com a maior brevidade possível".

    5. Em todo este processo sempre que o SAC me ficou de telefonar de volta NUNCA o fez, mostrando o total desprezo que a ZON tem pelos seus clientes.

    6. Fomos, entretanto, informados por um comentário num blog, que neste momento a ZON já estaria a fazer a instalação da ZON 50MB na área do Porto com outro tipo de modem e que este não daria problemas.

    7. Quando confrontado com esta informação o assistente apenas me disse que não poderia confirmar.


    Conclusão:

    Ficaria MUITO agradecido a todos aqueles que têm o serviço ZON 50MB a funcionar - comprovadamente - que me contactem para me dizerem como são capazes desse milagre.



    Com os melhores cumprimentos,
    Fernando Fonseca

  • Em continuação do comentário do Fernando eu tive de fazer downgrade do serviço "Fibra" e voltei pra o serviço 20MB, e o que aconteceu foi que me obrigaram a ficar com o Router da Netgear por isso paguei os ditos 25€ mesmo o tendo feito em 15 dias, então já com o serviço 20MB reparei que sempre que abro o MSN cai a ligação para resolver este problema voltei a por o velhinho modem da Thomson e o que acontece quando abro o MSN!!!!
    Funciona que giro talvez devessem trocar de aparelho, não me parece...
    Já agora fica como nota que com o router da Netgear não faço downloads superiores a 1MB mas se voltar a por o modem thomson faço a 20MB, porque será.

    Por isso acreditem que a tal dita fibra da Zon não vale a ponta de um C....

    E depois a quem diga q tudo funciona bem, desde que não faças download e já agora não usem o MSN.

    Sem Comentários.

  • "Recorde-se que a primeira queixa entregue no ICAP foi da autoria da PT que também considerava enganadora a campanha da fibra da Zon, por esta nunca mencionar que a rede já desenvolvida pela Zon com serviços de nova geração não usa apenas fibra, mas é uma rede híbrida.

    O ICAP fez a Zon retirar da campanha a frase em que a operadora garantia que já tinha um milhão de casas com fibra, mas permitiu que a campanha se mantivesse e apurou várias falhas na documentação da queixa apresentada pela PT."

    Retirada de: http://newscentermco.blogspot.com/2009/08/publicidade-ao-meo-fibra-nao-viola.html

  • não misturem alhos com bogalhos... o facto de muita gente não conseguir jogar online tem apenas a ver com o modem e não com o serviço de internet. Para os downloads terão de fazer port forwarding no router e para jogos online terão de desligar a firewall do router, tendo para isso que fazer login no router da seguinte maneira: Login: MSO password: changeme.

    espero que isto ajude a melhorar o serviço.
    Cumprimentos.

  • --- quote ---

    "Recorde-se que a primeira queixa entregue no ICAP foi da autoria da PT que também considerava enganadora a campanha da fibra da Zon, por esta nunca mencionar que a rede já desenvolvida pela Zon com serviços de nova geração não usa apenas fibra, mas é uma rede híbrida.

    --- end quote ---


    Meu caro amigo,

    Se percebe alguma coisa disto, para além de velocidades e marcas de modens, deixo aqui uma indicação muito útil:

    A rede da ZON é híbrida - Cabo coaxial + fibra óptica.

    A rede da PT é híbrida - Cabo telefónico + fibra óptica.


    ISTO É FACTO!

    Agora digam lá os 'experts' o que é melhor para transportar o sinal de uma ligação internet - aquele cabinho do telefone que se usava com os modens de 48KB, ou o cabo coaxial que nos trás até casa cento e tal canais de TV, internet já com bastante largura de banda entre outros serviços - e tudo funcional ao mesmo tempo.

    Eu não sou empregado de nenhuma das empresas, apenas sou cliente ZON (não de banda larga, mas estou quase). O que posso dizer com toda a justeza é que o serviço em si e o apoio aos clientes, a vinda de técnicos a casa, etc., melhorou 100% depois da ZON comprar a TV Cabo à PT... A PT não ligava puto para a TV Cabo, já devia ter os planos de vender e depois criar um concorrente... mas na minha modesta opinião, mas de 80% dos compradores do pacote MEO só se mudaram para lá por causa do canal BENFICA TV... É a realidade que tudos sabemos... e por isso a PT deve ter pago ao Benfica um balúrdio para ter o exclusivo...

    Vejam os Fórum do MEO com o pessoal a queixar-se de 'n' coisas... não vão só ao fórum da ZON.

    Por aqui sou ZON e estou ON!

  • Boas, eu subscrevo tudo aquilo que já por aqui foi dito e escrito, tinha problemas de conexão e problemas em ligar o msn pois deitava-me logo a net abaixo mas n sei que milagre se deu que até a data n mais tenho tido problemas...

  • Simples, como em tudo o que é novo, foi um bug que já foi resolvido.

    Passa lá agora pela cabeça de alguém disponibilizar acesso à net, mas não se pode usar o MSN... lol - o que aconteceu foi o aproveitamente dos 'meos' para criticarem a ZON... eles são uma franjinha da das ligações à net - 17% ou isso... a ZON tem 70 e muitos.... devem dormir descançados... a PT é que tem que tentar tudo para descriditar o adversário para conseguir mais assinantes... é que já não há mais mais galinhas d'ouro com o canal BenficaTV... agora têm que arranjar outros aliciantes... que não têm.... lol

  • Acredite Senhor ''Anónimo'', lá por você amar a Zon com unhas e dentes e viver nesse mundinho isolado em que a Zon é a maior, tem de abrir os olhos para a realidade.

    A Meo disponibiliza um melhor serviço em todas as vertentes! Isto é um facto.

    Eu próprio sou cliente Zon, reconheço que em canais a Zon tem uma melhor oferta que a rival Meo, mas a Meo oferece um sistema sólido com funções à muito prometidas pela Zon. Pesquisa, o Mosaico (que não corresponde em NADA ao divulgado e ao manual de instruções) e o próprio Videoclube, ainda só disponivel no Porto e Lisboa são funçoes que a Zon não consegue disponibilizar. Isto para não falar nos crashes constantes na Zon box.
    Todas estas funções deviam estar disponiveis desde Agosto de 2008!

    Quanto à internet, é o que é! Sempre a ir-se abaixo.

    Aposto que no prazo de dois anos a Meo vai liderar o mercado das telecomunicações, e a Zon vai ficar sem clientes, pela maneira como os trata.

    Tudo o que a Zon faz para combater o avanço do Meo, faz mal. Ponto final.

  • Não vale mais a pena 'bater nos ceguinhos' - agarrem-se aos 'meos' e que se lixem...

    Quanto menos andarem aí a comer largura de banda da ZON, melhor eu fico!

    E aproveito para tirar este blog dos favoritos, pois cansa...

  • Uau, Vocês são mesmo "crianças"! Qualquer um dos serviços tem os seus defeitos e as suas virtudes! E para quem aderiu á MEO só por causa do canal benfica, devem ser mesmo toinos desculpem lá, eu sou benfiquista e não é por isso que ia para a MEO se achasse que a ZON era melhor só por causa de um canal!!!!!!! Eu já experimentei todos os serviços, de todos o mais estável é o da Cabovisão, o da MEO e da ZON têm mais opções, o da MEO parece ter mais coisas a funcionar que a ZON mas o serviço de atendimento ao cliente da MEO deixa muito a desejar, isto é tudo opiniões minhas, é claro que ninguem tem pensar como eu!

  • Bem ppl eu como não uso o serviço dito de fibra óptica da Zon não sei como esta neste momento se esta tudo resolvido ou continua com os erros de antes de quando aderi.

    Diga-me como esta?

    Abraços

  • A minha querida sogra tem MEO e não sei porquê o modem quando falta a luz, tem que ser reiniciado na "central" porque em casa ele não passa de stand by, e então fazem-lhe uma coisa muito gira que é liga a chamada "grátis" por algum problema e transferem a chamada para a NÃO GRÁTIS assistência técnica e chega ao fim do mês com uns €€€ gastos nessa porcaria.

    Só soube porque um familiar que trabalha na clix contou que a clix faz o mesmo.

    Ora se é para palhaçadas destas muito obrigado mas MEO jamé!

  • Boa noite,

    Tenho o serviço Meo Fibra 100Mbps numa casa em Lisboa e Zon Fibra 50Mbps em outra casa na zona de Loures (Infantado).

    Ambos os serviços estão a 100%, as velocidades são precisamente as que comprei, as ligações não apresentam quebras, mas há uma coisa que me tem deixado com os cabelos em pé.

    O equipamento que me deixaram da ZON FIBRA é um router NETGEAR CBVG834G. Quando tento abrir portas para o uTorrent, pura e simplesmente não permite, coloco por exemplo a porta 13408 no uTorrent, coloco no Port Forwarding do router a mesma porta (13408) nos protocolos (BOTH), mas o router não aceita, diz que o IP já está em uso, já mudei de IP, pesquisei em todo o lado na internet, e nada funciona, nem mesmo no site da Netgear existe informação.

    Haverá por aqui alguém com conhecimentos REAIS (no newbs nem expeculações que façam perder tempo a todos, please) que me possa esclarecer sobre este assunto?

    Obrigado
    DJJ

  • pois é!
    sao todos mto inteligentes e desta revela-se um que ja trabalhou nos dois lados... zon e meo... ja que o emprego ta mal fui ver como era a coisa por dentro... sou bastante mais apologista da zon... benfica tv ou nao tou-me a marimbar porque n gosto de futebol... so vos digo com muitos ou poucos defeitos a nivel de assistencia a zon bate mtos aos pontos... é mto mais eficaz... nao falando nestes meninos vou entrar de formaa fazer uma metafora pa ver se netendem todos uma coisa...

    quem é que até hoje nao comprou um carro que lhe deu problemas?
    pois eu fui um deles de certeza...
    de todas as formas o mais engraçado foi ouvir pessoas a dizerem mil maravilhas do dito veiculo e marca e eu no final a deitar fumo pelas orelhas porque o problema era comigo e com os problemas dos outros posso eu bem...
    aqui o que se trata é isso mesmo... tentem falar a bem e ser simpaticos com quem está atras da linha do sac e pode ser que vejam os vossos prob's resolvidos...
    as vezes nao é o facto de o serviço estar mau a nivel de linha pode ser algo a nivel de programaçao de um router como aqui ja foi mto bem referido... tenham calma e tentem resolver com eles atraves da simpatia.. ja la nao trabalho mas deixei mta gente fula da vida por" desculpe mas de omento é um problema queesta a ser resolvido" e qdo vos dizem isto nao há nada mais que possam fazer... soaguentar a jarda... e posso-vos garantir que com simpatia ja resolvi mtos problemas e ja me resolveram mtos problemas amim tamb...
    n estejam so a dizer mal das empresas o esemplo do carro basta... as vezes é uma questao de sorte...
    eu conheço sitios em que o melhor vaso entra para reparar por defeito... e nao é so 1 sao milhares...porque? porque sim! aaconteceu uma fornada em que o barro estava de ma qualidade.. entendam sao metaforas... e vejam o que fazem e dizem aqui... liguem para eles sem ser com duas pedras na voz... tentem demonstrar um pouco de paciencia... alguns daqui nota-se que foi o que fizeram e tiveram os problemas resolvidos... fiquem todos muito bem...

  • hi Anónimo my is djk i work for virgin media in uk you talking bullshit the router modem is progam for clients not do limited downloads so i devise all clients to change the routers modem ok Anónimo is liar guys good luck

  • TENHO DUVIDAS!!! A ZON DIZ QUE TENHO FIBRA ÓPTICA A ONDE? SE TRABALHO PARA A PT. E OS CABOS DE FIBRA ESTÃO ENROLADOS NA CAIXA DO MEU PRÉDIO Á 3-MESES E SEI DE FONTE SEGURA QUE SÓ EM FEVEREIRO DE 2010 SERÃO LIGADOS!!! POR ENQUANTO É UTILIZADA A LINHA DA PT. TUDO PUBLICIDADE ENGANOSA...... ANÓNIMO

  • Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
  • Há aqui muita falta de informação e expeculação por parte de utilizadores que pouco ou nada percebem desta tecnmologia, como foi implementada e forma de funcionamento.

    A diferença entre a fibra da PT e a "fibra" da Zon é a seguinte:

    A PT passa cablagem FIBRA (RISER) até ao interior do prédio, onde é colocada uma caixa que no seu interior contém uma "cassete" onde está enrolado o cabo de fibra óptica, que por sua vez faz a distribuição para os pisos superiores e inferiores, geralmente através da coluna montante. Em cada piso é colocada uma caixinha que recebe as terminações do cabo RAISER (fibra) e faz a distribuição até ao interior de cada fogo (casa).

    A ZON não faz nada disso, por enquanto, daí se chamar "fibra hibrida", na realidade o que a ZON faz é instalar FIBRA até às centrais de distribuição e daí para fora (até ao cliente) mantém-se o tradicional cabo, as velocidades nunca chegam, por exemplo, aos 50Mbps/100Mbps/200Mbps, têm sim um valor muitissimo aproximado, daí a designação de "FIBRA HIBRIDA".

    Podem fazer um teste aqui http://qos.sapo.pt/

    Nota: Não faço parte de qualquer empresa acima mencionada, pelo que não tenho interesses comerciais, pretendo apenas prestar informação REAL e não expeculativa, de forma a que entendam como tudo se processa.

    Cumprimentos

    DJ

  • A proposito do Serviço de Apoio a Clientes do MEO, ZON, e outras empresas.

    É de facto lamentavel a forma como estas empresas colocam pessoas Não Qualificadas e completamente fora das suas áeras profissionais sem competencias, a prestar "assistência técnica" aos clientes.

    Estas empresas, que geralmente contratam em regime de outsourcing, apenas dão uma formação muito básica, feita à pressa para que o "técnico" de Help Desk faça alguns despistes rápidos, pois têm tempos de chamada máximos, se ultrapassar esse tempo lá se vai a média do atendimento, os prémios de produtividade não são pagos e o "técnico" desmotiva, e ainda tem a supervisão à perna a chatear/pressionar.

    No caso da ZON é ainda mais ignóbil, não só não têm pessoal qualificado que muitas vezes não resolvem as dificuldades de QUEM PAGA um serviço, como ainda são encaminhados para um serviço com uma empresa externa (ex: PC MEDIC) que cobra os olhos da cara ao cliente, mas que também não garante a resolução do problema.

    Por isso tenham calma quando ligam para o SAC de qualquer ISP, percebam que quem está do outro lado está a dar o seu melhor e a cumprir ordens e apenas podem tomar notas numa aplicação CRM (ticketing) que é enviada para os supervisores e/ou técnicos de field.

    Existem muitos métodos de fazer chegar as nossas queixas a um nível superior dentro dessas empresas, sejam astutos e pesquisem ;). Há também entidades reguladoras (ANACOM) e a DECO que vos podem ajudar, mas sejam SINCEROS e REALISTAS sobre o vosso problema.

    Cumprimentos

    DJ

  • Digo-vos apenas uma coisa. Estou à espera que substituam uma box da meo que avariou há meio mês.

    E já liguei para lá imensas vezes.

    Qualidade de Serviços: +/- Iguais
    Atendimento e Reparações: Sem dúvida a melhor é a ZON !

  • meo zon são todos mafiosos mas a zon é do pior o meo pelo menos não chega só as cidades também se lembra que existem pessoas nas aldeias como serviços pelo menos no que toca a adsl meo ou sapo são de longe superiores ao adsl da zon sei do que falo porque sou técnico de informática e falo pelos problemas que vou encontrado nas pessoas

  • Caro amigo anónimo, a ZON não tem nenhum serviço de Net ADSL...

  • Oi mal, só tenho de avisar, sou tecnico de redes e electrotcnia. Sou novato :D aind anão trabalho, e posso vòs dizer.

    Em portugal não ha regras, e mesmo que os problemas cheguem aos superiores é de esperar mais uns messes !

    E a parte de premios dentro das empresas, só existem para fazer o pessoal trabalhar mais, porem reduz mesmo muito a qualidade de serviço prestado ao cliente.

    E sim das duas partes ! quer da meo e da Zon, as pessoas que lá trabalham não têm a p#ta de conhecimento nenhum ! Se vou tecnico com eles, pronto, ja morreram por lá.

    Outra coisa, quando dizem a vosses que as coisas ou vão ficar boas ou que o produto é muito bom.

    É puramente mentira, e quando é isso acontece, é chamar logo o superior e ameaçar desistir dos serviços miseraveis, e avisar que a concorencia é melhor.

    Eles ficam logo com medo !!!

  • A quem tem problemas com a ZON e com qualquer outro ISP aconselho vivamente a informar-se sobre "port forward". Em palavras simples, os routers vêm, por defeito, com todas as portas fechadas, não permitindo acesso excessivo na utilização de algumas portas por aplicativos como o MSN, jogos Online e por ai fora. Por vezes o router entende essas tentativas de conexão como ataques e desconecta a ligação por razões de segurança.

    Normalmente os operacionais da ZON são rapazinhos com umas formações de uma semana que pouco ou nada percebem do assunto o que torna complicado explicações técnicas mais avançadas.

    Resumidamente, informem-se sobre port forward e todos esse tipo de problemas ficam resolvidos.

  • caros utilizadores da Zon nao falem do serviço MEO antes de o terem, caso nao saibam a ZOn nao tem fibra optica tem wideband seus burros a PT é a unica que andou a instalar fibra, digam.me alguem viu a zon a passar cabo novo de fibra?nao pis nao?entao calem.se quando alguem puser fibra da MEo diga e ai sim depois pode dizer mal da MEo posso dizer que tinha um router que se avariou liguei para a linha de apoioe no proprio dia foram.me trocar o router sem qualquer custo , nem a chamada para a linha de apoio paguei, muitas pessoas nao sabem como se faz para nao pagar a chamada por isso tenham o serviço e depois falamos

  • Não quero discutir qual é o melhor (acho que ambos os operadores Zon e MEO são mais comerciais que técnicos).
    Deixei recentemente o serviço Internet da Zon porque demoram mês e meio a resolver o problema da quebra de sinal (depois de 25 mail's, 3 idas à loja, 2 visitas de "técnicos", reclamação escrita, queixa à ANACOM, etc)...

  • Pina tiveste azar! Escolher ZON ou MEO por vezes é como escolher Porto ou Benfica... é preciso ter sorte... uns amam outros odeiam! vejo aqui pessoas a dizer muito mal da Zon... pois eu não vou falar mal daquilo que desconheço pessoalmente, a MEO...
    Mas desde sempre que tenho Zon tenho Fibra 50 megas com mediçoes entre 45 e 49.5mb.... é fraco??? e qd tenho o lcd a passar um canal HD não há quebras... por vezes tenho o PC a bombar nos torrents, a mulher a navegar no portatil e eu a jogar online na ps3 e não se passa nada... tenho o zonHUB não dá stress... qualquer router que tenham aconselho: configurem segurança por MAC adress...
    é preciso ter sorte com a Zona em que vivem... eu tenho sorte e aposto que NINGUEM com um pacote de serviços idêntico ao meu, mas da MEO se possa gabar de ter mais qualidade do que eu! Nisso eu tenho a certeza, quando muito tem uma qualidade equivalente! melhor é que já duvido!
    Koelho

  • Lol, o post mais inflamavel de todos neste blog!

    Ha que reparar num pormenor pessoal, este post ja é antigo (25/06/09), algumas das dificuldades existentes outrora foram ultrapassadas.

  • Fibra da ZON não é fibra óptica, vem na mesma por cabo coaxial em vez de usar cabo de fibra óptica real. podem comprovar vocês mesmos numa instalação de alguém que tenha zon fibra.
    O MEO Fibra esse sim usa cabo de fibra óptica e é levada até ao router da casa do cliente, garantindo que o home gateway recebe fibra óptica e velocidades contratadas pelo cliente.

  • lol eu digovos uma cena eu vou meter zon fibra e vou ver o que eles vam fazer depois logo vos digo eu so cliente tvcabo ah mais de 10 anos pha e nunca tive problemas e agora vo meter zon fibra

  • E-MAIL ENVIADO À ZON!!!

    SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE


    "Exmo(s). Sr(s)

    esta comunicação serve unicamente para mostrar que a Zon não presta nenhum serviço de apoio ao cliente.

    Neste momento tivesse o Serviço de apoio ao cliente ou o apoio técnico a mesma qualidade do serviço de fim de linha, o tal que tenta demover os clientes a não abandonar, uma tarefa árdua, já que o cliente já está tão farto de V/ exa.(s) que nem com o euromilhões se demovem!

    Ora vejamos:

    Estou sem internet desde o inicio do mês de Agosto. Na passada sexta-feira, dia 6 contactei este serviço. Informaram-me que havia constrangimentos.

    Enviei um e-mail no dia 9.

    Foi-me enviado outro e-mail a informar que deveria ir a uma página on-line de apoio técnico !!!! (Será que alguém leu o que escrevi??? estou sem Internet!!!)

    Foi o que respondi.

    Ontem, dia 10 de Agosto, fui contactado por 2 vezes.

    O primeiro contacto, às 12h50, tinha como propósito avaliar a qualidade do serviço Zon relativamente ao meu contacto do dia 6.

    Mas vejamos;

    Para avaliar a qualidade do serviço, as questões versavam unicamente sobre a simpatia, a gentileza, a clareza (só faltou os atributos físicos) da operadora.

    Nem uma questão sobre a eficiência, eficácia.... ou seja, não me resolveram o problema mas também não existia uma questão nesse sentido.

    Para a estatística fica que o serviço é de boa qualidade uma vez que nesse campo a operadora teve aprovação satisfatória, mas para mim como cliente, (e é o que importa, ou não?), o serviço de apoio ao cliente zon é medíocre!!!

    A mediocridade ficou comprovada mais tarde.

    Às 18h fui contactado por um operador, o sr Pietro Gomes.

    Questionou-.me se estava em casa para tentar monitorizar o serviço de Internet. Respondi negativamente.

    Então, tal qual está no seu guião (vaidosamente elaborado pelos srs carolas da Zon pagos a peso de ouro mas que nada percebem de qualidade de serviço a clientes), O Sr Pietro Gomes informou-me que devia enviar um e-mail a informar a hora que poderia ser contactado. Perante a impossibilidade de enviar o e-mail ontem, em alternativa, indicou-me que deveria efectuar uma chamada(!!!!!).

    Ora, eu estava a falar com a Zon não era??? então porque não podia indicar logo essa hora??? foi o que questionei!!! mas não poda. Tinha de ligar, ficar 20min pendurado na linha para informar que de ali a 1h30 estaria em casa. Provavelmente já não me ligariam a tempo ontem, pelo que hoje teria de voltar a repetir o procedimento. Terminei o contacto dizendo o seguinte:

    "Eu Carlos Pinto, estou a informar a Zon através do Sr que às 19h30 estou e casa e que podem-me contactar a essa hora!"

    Esta informação foi em vão, porque primeiro estão os procedimentos internos e só depois está a satisfação do cliente e como tal, eu como cliente tenho mesmo de ligar. Ridículo!!!!
    ´
    Imagino-me no restaurante sentado a fazer o meu pedido. Mais tarde, queria mais qualquer coisa e o sr dizia-me: "Desculpe, para voltar a pedir tem de se levantar esperar na entrada que um colega meu receba o seu pedido!!!"

    Perante isto, questiono-me: como posso ser cliente de uma empresa assim?

    Será o factor preço? E o custo de não ter um serviço que me satisfaça e que me resolva o problema com rapidez e competência?"

  • http://zon.pt/Internet/Internet.aspx


    Estudo ANACOM: Internet por cabo é superior ao ADSL.


    ha e mais a zon tem os melhores tecnicos e garato-lhes que nao ha melhor serviço que zon ja a meo pa resolver um simples problema que ja se arrasta a meses na zon e de emediato n gozem pah

  • Sr "Viajante"

    Tem toda a razão, comigo passou-se o mesmo....aliciaram-me com um serviço de fibra opitca , " porque éra melhor em qualidade, etc,"
    Acabei por aceitar, mais tarde vim a saber que tinha cabo coaxial de 3.0 , com um serviço abaixo do que é mediocre e estava a pagar 50Mb Fibra de 54.90 mais 3.5 aluguer de box "Pacote" com 110 canais.
    Ruidos de telefone , era demais .
    Técnico ? aonde?. Dps de encharar-los de e-mails mais tefonemas ,por fim fui contactada um um técnico via telefone , que me pareceu falar a medo (sabia?) que me prepos a compra de um telefone comercializado pela Zon!!!!
    Falta dizer que aderi a um "pacote" no total 58.40 e que nas facturas vêm serviços indevidualizados...
    Dei baixa , estou neste momento com a Sapo ADSL "pacote " de chamadas gratuitas começadas por "2" e internet ilimitada.19.90Euros
    Foi até agora a melhor escolha! muito satisfeita com o preço e serviço.
    Os técnicos da Zon deixam muito a desejar, pois , deixaram-me um emaranhado de cabos enrolados por toda a casa , mais duas caixas pretas inesteticas e um pessimo serviço, mais facturas pesadas 60Euros.
    UFA!! jà me livrei deles! Não aconselho a ninguém, GATUNOS!!!

  • Meo, Zon, PT, Vodafone, TMN, etc. infelizmente no nosso país os serviços de comunicações são um monpólio ou oligopólio e as empresas usam-se disso para fazer o que querem e lhes apetece.
    Mas no meio disto tudo só tenho a dizer: eu Net da Zon, NUNCA!
    Respeito que gosta, mas já vi mt coisa nos anos em que estou na informática.
    Achei piada ao orgulhoso cliente Zon a dizer que até fazia downloads a 2.3MBps, lol, eu tenho ADSL Clix 24Mbps (que na minha zona apenas atinje os 12~16Mbps) e faço downloads a 1.8MBps.
    Fique sabendo que 50Mbps/8= 6.25MBps ou seja guarde o ogulho e exija pelo menos mais 2.3MBps (ainda assim fica com 4.6MBps).
    De qualquer forma exorto todos os clientes de todos os serviços que estejam insatisfeitos que façam queixa às autoridades a ver se isto anda para a frente...

  • Está provado que a operadora que os caros bloggeres estão a usar no momento é a melhor do mundo, lol certos comentarios que aqui estão, são verdadeiras anedotas para quem entende alguma coisa quer de fibra, adsl ou coexial mesmo estando tão bem explicado a diferença entre fibra meo/clix e hibrida zon/cabovisão, ja aqui neste blogge explicado e muito bem explicado. As operadoras não teem culpa que a maior parte dos clientes tenham os pc`s em mau estado com viroses, sistemas operativos obsoletos etc, para não falar de possoas que querem bom serviço de internet numa 4ª ou 5ª tomada de passagem em coexial ou a mais de 2 klm da central em termos de adsl, ainda exigem velocidades de 50 ou 100 Mbps ligados por wireless com placas de norma g. Para além de muita gente inventar a grande como exemplo do sr. que consegue ter internet nos 2 equipamentos no router da netgear e no modem desconhecendo de certeza que quando uma operadora aprovisiona um equipamento desliga o outro e tb não esclarece qual era a rede por ele utilizada no netgear se era por cabo ethernet ou por wireless. Porque sera que as pessoas não estudam a sua propria rede e equipamentos em x de só criticarem, um bem haja a todos.

  • 1ª parte

    Meus senhores, acabem lá com essas conversas da treta, e fiquem a saber de uma vez por todas que essas campanhas das fibras, não são mais que grandes barretes que vos querem enfiar.
    Abram os olhos, e leiam.


    Cabo Coaxial

    Um cabo coaxial é um tipo de cabo constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes. Ele é o tipo de cabo utilizado para levar até a televisão o sinal de TV à cabo. Entretanto, do ponto de vista elétrico, um cabo coaxial projetado para ser usado em redes de computadores é diferente do cabo coaxial usado por TVs à cabo.
    O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thicknet) ou cabo coaxial 10Base5. Hoje em dia, o cabo grosso já quase não é mais utilizado (só se fôr para antenas de rádios amadores e banda do cidadão). O cabo fino é utilizado na "Thin Ethernet".
    A sua velocidade máxima de transmissão é de 10 Mbps. A grande vantagem deste tipo de cabo é a sua resistência à interferências elétricas. A malha de metal que recobre este cabo cria uma Gaiola de Faraday que protege os dados de fontes de interferência externa.

    Cabo de Fibra Óptica

    Fibra ópticaEstes cabos transmitem os dados em forma de luz, e não de eletricidade. Existem dois tipos principais de cabos de fibra óptica: as fibras de modo múltiplo e as fibras de modo simples.
    Os cabos de modo múltiplo (ou multi-modais) são aqueles que possuem diâmetro entre 50 e 100 micrometros (um micrometro é um milésimo de milímetro). Por terem um diâmetro relativamente grande, os raios de luz não fazem dentro dele um caminho em linha reta. A luz é continuamente refletida pela parede interna do cabo. Com isso, existem alguns feixes de luz que fazem um percurso menor e outros que são mais refletidos e com isso fazem um percurso maior. Isso gera uma maior dispersão da luz, o que causa distorção do sinal.
    Tipos de Fibra Óptica. As duas de cima são multimodais e a de baixo é monomodal.Já as fibras de modo simples são mais caras e mais finas. Elas medem apenas algo entre 7 e 9 micrometros. Por serem tão finas, os raios de luz percorrem a fibra em linha reta e isso torna este tipo de fibra mais rápida e sem problemas de distorção de sinal.
    Deve-se lembrar que nem sempre o mais sábio é optar pelo tipo de transmissão mais rápido. Em curtas distâncias, a diferença de velocidade entre uma fibra óptica multimodal e monomodal é praticamente imperceptível. A diferença só costuma ser notada em cabos que atravessam longas distâncias (algo como uma rede que conecta vários nós dispersos ao longo do país). Portanto, se em um projeto uma pessoa for montar uma rede típica em um edifício ou campus universitário utilizando cabos de fibra óptica, o mais sábio é optar pela mais barata (no caso, a multimodal).
    Também existe a subdivisão de fibras ópticas em fibras graduais e de passo. As primeiras refletem as ondas de luz oscilam de uma maneira mais "arredondada". Ou seja, o percurso que a luz faz dentro da fibra assemelha-se ao de várias curvas arredondadas como as de um "S". Elas são ideais para fibras de modo múltiplo, poi isso diminui a dispersão das ondas de luz. Já as fibras de passo refletem as ondas de forma brusca de modo que a trajetória delas passa por várias mudanças repentinas de direção, como as que formam a letra "Z". Essa característica é ideal para fibras monomodais.
    A grande vantagem do uso de fibras ópticas é a sua grande velocidade, imunidade à interferência eletromagnética e outras fontes de ruído, tem peso e diâmetro menor. A grande desvantagem de fibras ópticas é o seu maior custo e a maior fragilidade dos cabos.

  • 2ª parte

    Em todas as casas as operadoras têm instalado cabos do tipo coaxial, e agora dizem que têm o sistema de fibra óptica instalado ? Onde e como?
    O que as operadoras fazem, é instalar um sistema que utilizando o cabo coaxial, simulam a funcionalidade de um cabo de fibra òptica. Por isso é que são enúmeras as reclamações das dificientes instalações supostamente de fibra óptica.
    Garanto-vos que nenhuma operadora tem presentemente o serviço integral, desde a central até ao equipamento que temos em casa, em fibra óptica, eu trabalhei anos e anos com a fibra óptica e posso provar isso.
    Eu por vezes vejo o pessoal a puxar cabos nas caixas repartidoras nas ruas, e alguma vez aquilo é cabo de fibra óptica, mentira, ai deles se fizessem aquilo ao da fibra óptica.
    Só para terem um ideia, um cabo de fibra óptica não pode ser interligado com um cabo coaxial , isso é o mesmo que querer soldar uma peça de estanho a uma de ferro.
    Aqui fica um aviso.
    Não embalem em conversas, se tiverem dúvidas e quiserem por em questão o que acabo de dizer, então procurem informação na internet e logo vão ver o que acabo de dizer.

    Isso é mais um barrete que nos querem enfiar.

  • Um comentário para um "anonimo" que comentou que as dificuldades se devem ao facto de os pcs estarem em mau estado.

    A dificuldade que se tratou aqui no inicio do blog relaciona-se não so com o modelo do modem/router utilizado e um possivel BUG de FIRMWARE que ja deverá ter sido corrigido/contornado (vejam a data do primeiro post!)

    Não venham com a conversa de que os pcs estão em mau estado, porque isso é presumir que todos os utilizadoroes tem o mesmo conhecimento de PCs, o que nao é verdade (longe disso pelo que lemos aqui nestes posts) e mais, é presumir que todos usam Windows, quando também nao é verdade, ha utlizadores MAC e LINUX aqui.

    Por fim e para todos, se querem falar da "pseudo-fibra" ou coaxial vs fibra, dêem cordas aos olhos e leiam, porque so é "comido" quem quer e quem não se informa, não podemos esperar que os "outros" resolvam os nossos problemas.

  • Para alem disso somos espiados remotamente, vejam nos seguintes links...
    Utilizadores ocultos nos ZONHUB e ZON MyHUB permitem acesso a todos os nossos dados, todas as ligações efectuadas e recebidas, enfim a tudo...
    Devem ler pois corremos graves risco de segurança.
    AQUI --- http://foruns.zon.pt/forum/index.php?s=&showtopic=21801
    AQUI --- http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=511240&page=18 --- as duas ultimas mensagens.
    AQUI --- http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=511240&page=19

  • @BlueStart - Ora ai está uma novidade para mim. Depois de verificar as questoes dos foruns e os "print screens" , ve-se claramente uma falha de segurança grave no acesso aos routers. É compreensivel que necessitem de ferramentas de diagnostico remotas, mas criar users nos routers e ainda por cima em portas conhecidas com nome de user estático e de conhecimento geral... enfim.. muito muito grave! Especialmente porque nao se pode contornar isso! Tendo em conta que uso de momento um modem e router distintos no acesso por cabo, nem pensar em mudar para ZON!!! Prefiro menos largura de banda e ter segurança e privacidade.
    (Mais uma)Grande decepção ZON...

  • PT FIBRA A VERDADE DA MENTIRA


    http://pt-fibra-a-verdade-da-mentira.blogspot.com/

  • Tenha 514 canais em sua casa www.tvdigitalnopc.com.br

  • Sou operador PT/MEO e a unica coisa que vos digo é que existem erros tanto da parte do cliente como da empresa.

    O cliente nem sempre simplifica o problema ou não consegue expressar bem o problema, não tem por vezes paciência na resolução ou pior.. às vezes nem com o material sabe trabalhar, e há quem se meta em cada aventura contratual que nem imaginam e o problema em 80% das vezes é da responsabilidade do cliente que nem sequer as clausulas do contrato lê nem sequer verbalmente as ouvem com atenção tal é o desejo de consumismo precipitado.

    A empresa obviamente que tb tem erros.. tanto de assistencia técnica como a nivel de apoio ao cliente, mas a verdade é que num universo de 1M de clientes de cada empresa, não são esses mesmos 1M a ter problemas.

    Há questões comerciais que por vezes deveriam ser mais explicitas? Sim, mas isso acontece nas comunicações como em tantas outras areas e o problema são as pressões do próprio mercado que definem a qualidade dos serviços.

    Por fim.. a qualidade dos técnicos e assistentes no apoio ao cliente nem sempre é a melhor tb devido à rotatividade e precariedade contratual, pois se falarem com um assistente que tenha experiencia e anos de casa, garanto que serão bem atendidos e com eficiência. Mas enquanto o proprio mercado de emprego permitir a rotatividade descontrolada a nivel profissional sem um sistema que defenda quem o seu trabalho desempenhe com qualidade, veremos todos os dias diferenças de qualidade nos atendimentos seja qual a area que for.

    Quanto à qualidade técnica do serviço... Depende mts vezes de questões geográficas e de viabilidades técnicas no terreno por vezes dificeis de resolver.. (garanto que nenhuma das empresas queria ter os problemas técnicos que tem).

    No seu geral considero a MEO a nivel de serviço melhor.. melhor na Net, melhor na cobertura, melhor na interactividade do serviço, e na ambição de querer sempre melhorar a nivel de serviço prestado, falhando um pouco a nivel do departamento de facturação que nem sempre é mt explicito mas que na grande maioria dos casos acaba por cumprir mesmo após algumas reclamações.

    Quanto à ZON apenas me baseio nos números de mercado para dizer que estão a ficar para trás e não tem já nada a ver com o cliché "Benfica TV" mas sim com a qualidade e diversidade de funções que apresenta. A ZON apenas numa base consegue definitivamente ser superior à MEO neste momento e é a capacidade de espalhar o sinal nas residencias em mais que 2as tv's quando em comparação com a MEO.

    Mas como citei em cima cada caso é um caso e antes de optarem por qualquer uma das operadoras verifiquem 1º a qualidade de serviço por comparação na area geográfica de residencia.

    Quando decidirem vão a uma loja porque em ganho à comissão! =D

  • Fui cliente MEO Satélite durante 3 meses, mandei o contrato abaixo, porque nunca tinha os serviços que pedi disponibilizados. A ZON meteu-me aqui em casa durante 15 dias a box para ver a qualidade dos serviços dele e realmente ao pé da MEO não tem mesmo nada a haver, A ZON ajudou-me a livrar-me da MEO e tenho ZON Satélite há mais de ano e meio e estou super satisfeita coisa que com a MEO estava farta, um serviço de apoio ao clientes medíocre, ZON 5 estrelas.

  • Olá,

    Descobri hoje ( da pior forma) mais uma aldrabice da Zon e a forma desavergonhada com que tratam os clientes, que têm que os tratar da mesma forma, com desprezo. Se são líderes não o devem ser durante muito mais tempo.

    Os ladrões ( sim não têm outra designação) tinham nas suas facturas no canto superior direito o número de telefone 16990 (Grátis da rede fixa), para resolução de problemas relacionados com o seu serviço e os seus aparelhos ( sim são alugados não são meus!!), agora de um dia para o outro retiraram a designação Grátis das facturas e passas a pagar 0,73€ cada 3 minutos que estejas a falar com eles acerca de problemas do seu serviço.
    Mais, essas chamadas são SEO (Serviços especiais Outros Operadores) o que no meu caso quer dizer que estão fora do pacote que tenho de chamadas do PT económico, ou seja são pagas á parte.

    Quando todos os meses me enviam a factura para casa com um outro folheto informativo a informar sobrea Sport TV, etc. Então não podiam também ter avisado das chamadas???? É uma vergonha!!!!! Divulguem o caso

  • A Zon é uma fraude em termos técnicos e um atentado às regras do funcionamento comercial de uma sociedade. No meu caso passei anos a tentar que essa gente cumprisse com os mínimos, mas foi sempre em vão.
    Um conselho:
    Contratar os serviços da Zon só se não houver mais nenhuma hipótese.

  • Eu ia contratar esse serviço mas agora cancelei porque não ouvi bons comentários.
    O que é o que tenho que contratar para que funcione bem?
    Trabalho com otica online e preciso ter uma boa conexão.

  • Aqui vai mais um testemunho:
    Coloquei esta Fibra da Zon, em Penafiel, onde a ZON tem uma zona de testes para fibra até casa do cliente. O problema já tem 2 meses, mas independentemente das inúmeras tentativas dos técnicos para conseguirem ter o serviço a funcionar em ordem... nada.
    1º - O ZON HUB é aquele antigo, que para quem tinha mais de 4 equipamentos ligados entrava em load e não se arrasta...
    2º - No serviço com coaxial é possível comprar-se um router em condições e fazer bridge na porta 4... este "novo" sistema de fibra não permite bridge no mesmo tipo de ZONHUB...

    3º Soluções: Nenhuma

    Ou se troca de operador ou nada... Não podemos ligar outro router na rede para usar o ZONHUB apenas como simples modem... não podemos pedir outro modelo de equipamento pq não existe para este tipo de ligação... logo, agarram-se.

    Jão me trocaram o router, fizeram testes intermináveis, e ao fim de 2 meses, por ter mais de 4 computadores tenho de reiniciar o router a todas as horas...

    Fujam desta fibra da ZON... a não ser que a queiram para 1 ou 2 computadores e para isso qualquer velocidade ou tipo de ligação servem...

    Tenho um serviço no Porto da ZON à antiga (coaxial) e funciona bem há alguns anos - claro, com outro router a gerir a rede e não o ZONHUB.

    Se a ZON andasse por aqui a ler estas coisas dáva-se ao trabalho de repensar o equipamento que tem... os IT's da ZON só inventam, parecem de uma empresa de "ponta" que conheci há uns anos em África...

    NUNCA METAM FIBRA DA ZON DENTRO DE CASA SE TÊM MAIS DO QUE UM COMPUTADOR... Grande treta.

  • http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=HVJaiu1ekYo


  • Na minha opinião a ZON tem uma atitude comercial mais honesta que a PT.
    No equipamento fornecido, o Hitron da ZON é muito superior aos Thomson da PT em desempenho a todos os níveis.
    Agora, as tecnologias são diferentes e cada qual tem as suas especificidades e problemas.

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