Robear: o robô que parece um urso e ajuda os idosos

Perante a falta de pessoas para ajudar a tratar de idosos com problemas de mobilidade, o Japão quer vir a usar robôs que são capazes de levantar e transportar pacientes.



O Japão está a passar por um problema semelhante ao de Portugal, em que se regista o envelhecimento da população e se assiste a uma taxa de natalidade baixa. Uma das consequências desta questão é a falta de prestadores de cuidados às pessoas de terceira idade. Para ajudar a combater este problema, o país nipónico virou-se para a tecnologia e recorreu a robôs.
O instituto de investigação RIKEN criou um robô com um look semelhante ao de um urso de peluche – Robear – que pode levantar e transportar pacientes com problemas de mobilidade, além de servir de apoio enquanto as pessoas caminham.
Segundo a Cnet, o Robear já é a terceira incursão do instituto neste tipo de máquinas, sendo que nenhum deles chegou ao mercado. Contudo, o objetivo dos investigadores é vir a comercializar este novo robô num “futuro não muito distante”.
O Robear pesa 140 kg (a versão anterior tinha 230 kg de peso) e pode deslocar-se em todas as direções, podendo até mover-se para trás. Além disso, tem três tipos de sensores, incluindo uns relativos à capacidade tátil, o que faz com que o robô consiga levantar os pacientes sem os magoar ou colocar em perigo.

EI


0 Comentarios to "Robear: o robô que parece um urso e ajuda os idosos"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters