Sabia que a sua luz pode transmitir Internet a 224Gbps?

Este é um tema que nos prende constantemente em busca de novidades, de evoluções numa tecnologia que, para nós, será o futuro. Este futuro que falamos não será só da transmissão de dados em alta velocidade, falamos em muito mais, mas para já fique a saber que investigadores conseguiram uma nova meta para transmitir dados pela luz, agora são 224 Gbps.
Venha conhecer um pouco sobre esta tecnologia sem fios.

imagem_lifi00

Já falámos por várias vezes nesta tecnologia que acreditamos ser o futuro do que hoje chamamos de transmissão de informação. A verdade é que o projecto continua a dar passos certos a caminho de uma especialização, quem sabe, passos que levem o Wi-Fi a desaparecer para termos o Li-Fi em todo e qualquer lugar.
Investigadores da Universidade de Oxford conseguiram atingir um novo marco no que toca a ligações de rede usando a tecnologia Li-Fi ou “Light Fidelity”. Foi conseguido transmitir, em circuito bi-direccional, a uma velocidade de 224 gigabits por segundo (Gbps).

imagem_lifi03

Para que perceba o que está em causa, as redes de fibra óptica a 100 Gbps só se tornaram uma realidade nos últimos anos e ainda não se tornaram omnipresentes. Ainda são raras, estado apenas disponível em troços de maior importância.

18 filmes de 1.5 GB simultaneamente num único segundo

Embora o Li-Fi ainda tenha de percorrer um longo caminho até ser usado como um produto comercial, em termos ilustrativos, poderíamos referir que, usando a velocidade de 224 Gbps, tecnicamente, conseguiríamos descarregar 18 filmes de 1.5 GB simultaneamente em apenas 1 segundo.
A tecnologia está a ser desenvolvida como uma alternativa potencial o Wi-Fi e, porque o Li-Fi utiliza um espectro de luz visível para transmitir dados, quando combinada com uma conexão de fibra de alta velocidade à Internet, os investigadores acreditam que esta pode oferecer velocidades muito maiores do que os obtidos pela “contemporânea” tecnologia Wi-Fi (600 Mbps).

imagem_lifi02

Os resultado foram publicados no jornal Photonics Technology Letter, onde estão todos os detalhes de como os LEDs especiais de transmissão e recepção operam em diferentes campos de visualização e banda que afectam a velocidade de transmissão.
Segundo é reportado, a ligação opera acima de um raio de ~3 metros a 224 Gbps (6 x 37.4 Gbps) e 112 Gbps (3 x 37.4 Gbps) com um amplo campo de visão (FOV) de 60° e 36°, respectivamente.

Um futuro brilhante

Esta tecnologia está de facto a fazer mexer as mentalidades, inclusive a Universidade de Edimburgo classificou o Li-Fi como sendo uma tecnologia mais segura que as actuais em funcionamento.
A tecnologia emergente tem o potencial de fornecer, a baixo custo, Internet sem fio, de forma mais segura, em áreas onde é estritamente imperativo que os dados não trespassem barreiras, o que é fácil pois a luz não é capaz de passar através das paredes.

imagem_lifi01

Em Outubro do ano passado, a velocidade máxima atingida tinha sido 10.5 Gbps por uma equipa de investigadores das Universidades de Oxford, Edimburgo, como demos a conhecer neste artigo.
Harold Haas, um dos pioneiros da tecnologia Li-Fi, já havia afirmado que, no futuro, cada lâmpada LED pode ser potencialmente usada como uma alternativa ultra-rápida à Internet Wi-Fi.



Harold Haas deixa-nos uma visão extremamente deliciosa, pois este afirma que se pensarmos a nível global, estamos a falar em 14 mil milhões de lâmpadas que ao terem inserida a capacidade Li-Fi seriam 14 mil milhões de possíveis hotspots onde o consumo era reduzido e com tecnologia muito mais limpa que a actual.

Pplware


0 Comentarios to "Sabia que a sua luz pode transmitir Internet a 224Gbps?"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters