Arranca hoje a Liga PlayStation e a aposta da empresa nos eSports em Portugal

 

A primeira temporada vai acabar no dia 28 de junho e para convencer os jogadores a Sony tem prémios "chorudos" para oferecer. Portugal é o segundo país onde a empresa faz esta aposta.

Primeiro Espanha, agora Portugal. A partir de hoje, 18 de março, a Sony vai ter em Portugal uma liga de desportos eletrónicos associados à sua marca de gaming. A Liga Oficial PlayStation quer criar uma maior componente de competitividade mesmo junto dos jogadores ocasionais, tendo para isso criado um sistema de competição baseado na experiência dos jogadores. 

A competição vai suportar vários jogos, incluindo títulos de diferentes áreas. FIFA 2015, PES 2015, UFC 2015, NBA 2K15, Dragon Ball Xenoverse, Mortal Kombat X e Injustice: Gods Among Us são alguns dos títulos nos quais os jogadores poderão competir. 

A Liga Oficial PlayStation vai funcionar em dois sistemas: um de partidas rápidas, no qual os jogadores desafiam outros utilizadores com um nível de experiência semelhante; e os torneios de eliminação, competições mais "oficiais" e onde impera a política do "mata-mata". 

Tanto num caso como no outro os jogadores vão poder amealhar pontos que no dia 28 de junho - quando termina a primeira temporada - ajudarão a definir a classificação final. O primeiro classificado e grande vencedor ganhará mil euros em crédito para gastar na PlayStation Store, além de outros prémios. 

A Sony confirmou também que haverá prémios para os melhores jogadores dentro de cada título. 

Fazendo jus ao nome de competição de desportos eletrónicos a empresa garante também a transmissão da jogabilidade dos melhores utilizadores através da PlayStation Liga TV, um canal de streaming que existirá no serviço Twitch. 

O porta-voz da PlayStation Portugal, Filipe Marques, explicou que a aposta acontece porque a empresa tem consciência de que os eSports têm crescido de forma muito acentuada e a marca quer garantir uma presença no segmento. "Sentimos que o nosso interesse e ao mesmo tempo a nossa obrigação era democratizar este mundo dos eSports", contou o responsável em conversa com o TeK. 

O projeto da liga de desportos eletrónicos foi desenvolvido pela PlayStation Iberia, mas o conceito já está a despertar a atenção de outros mercados, sendo que o italiano deverá receber em breve o mesmo projeto. 

A PlayStation Portugal não tem uma meta definida de quantos jogadores portugueses gostava de ter nesta primeira temporada da liga de eSports, mas tem "as melhores expectativas", explicou Filipe Marques, dado o historial da PlayStation em Portugal - por exemplo, o vice-presidente da SCE para o sul da Europa, James Armstrong, voltou a referir que o mercado português é um dos melhores do mundo para a Sony. 

A PlayStation não revelou no entanto quantas unidades da PS4 já foram comercializadas em Portugal, nem quando chegarão outros serviços da empresa como o PlayStation Now. 

Porta aberta para os estúdios portugueses 
Portugal tem neste momento alguns estúdios que estão a trabalhar em jogos para a PlayStation 4. E de acordo com Filipe Marques, a porta está aberta para que jogos portugueses façam parte do catálogo de títulos disponíveis na competição Liga Oficial PlayStation. 

Basta para isso que os jogos tenham um modo multijogador online e que tenham comunidades grandes ou em grande crescimento, o que as tornará elegíveis para fazer parte da liga, mas é algo que a PlayStation terá de ver caso a caso. 

Rui da Rocha Ferreira 

TeKSapo


0 Comentarios to "Arranca hoje a Liga PlayStation e a aposta da empresa nos eSports em Portugal"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters