Canonical diz que BQ Aquaris 4.5 será o mais modesto dos seus smartphones

A empresa responsável pelo sistema operativo em código aberto Ubuntu não quer lutar no mercado low-cost, onde considera estar em desvantagem, assim como estão o Tizen e o Firefox.

O BQ Aquaris 4.5 Ubuntu Edition pode ser o primeiro smartphone com o sistema operativo móvel da Canonical, mas fica uma certeza: vai ser o dispositivo com as especificações mais modestas de todos os smartphones que serão lançados. 

A revelação foi feita pelo vice-presidente da Canonical, Christian Parrino, em entrevista àCnet. "Não estamos a pensar no segmento de gama baixa. Não vamos atrás dos equipamentos low-cost", disse o porta-voz da empresa durante o Mobile World Congress. 

Quer isto dizer que os próximos dispositivos anunciados com Ubuntu serão mais ambiciosos ao nível de especificações. Relembra-se que o smartphone da BQ tem um ecrã de 4,5 polegadas, processador de quatro núcleos e sensor fotográfico de oito megapíxeis. 
5 de 5
Anterior
Seguinte

Aquaris E4.5 Ubuntu Edition



O executivo disse no entanto que nos próximos seis a nove meses será possível ver um segundo smartphone da BQ com o Ubuntu instalado e que terá algumas características únicas. 

Mas Christian Parrino não falou apenas da estratégia da Canonical. Também teceu comentários ao que outras empresas estão a fazer, como a Samsung com o Tizen OS. 

"O Tizen é um clone do Android sem as aplicações. Eu não consigo perceber a razão pela qual alguém compraria um smartphone Tizen - e nem a Samsung o consegue, francamente", comentou o vice-presidente. 

Sobre o Firefox, Christian Parrino considera que a Mozilla está a tentar fazer algo diferente, ao apostar num ecossistema suportado pela Web, mas o problema está no facto de a empresa apostar no mercado low-cost. Aí será difícil combater, como explicou:

"Penso que as economias de escala vão virar-se contra a Mozilla, por o Android One está agora a focar-se no segmento de baixo custo e assim vai conseguir melhores economias de escala e com mais apoio", rebatou o executivo. 

As críticas apresentadas não têm por base uma intenção de criar uma guerra, mostrando antes o cuidado que a Canonical está a colocar na abordagem a este mercado. 

"Não temos os recursos de uma Microsoft para investir em anúncios ou campanhas que podem ou não funcionar - não tem funcionado para a Microsoft e certamente também não funcionou para a Samsung e o Tizen", detalhou o porta-voz da Canonical. 

A proximidade de Portugal ao Ubuntu para telemóveis 
Além de Portugal ser um dos principais mercados da BQ, é também o país que tem uma empresa de telecomunicações, a PT Portugal, no seu grupo de aconselhamento. 

Por agora a única ligação entre o Ubuntu e os operadores é ao nível das vendas, sendo possível pedir um cartão SIM no ato de compra do dispositivo. E esta é uma situação que não vai mudar tão cedo. 

"Quando chegarmos a um ponto no qual acreditamos ter conseguido impacto suficiente, então aí vamos deixar que os operadores coloquem os smartphones nas prateleiras", explicou Christian Parrino. 

TeKSapo


0 Comentarios to "Canonical diz que BQ Aquaris 4.5 será o mais modesto dos seus smartphones"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters