Das três melhores aplicações móveis de startups europeias, duas são portuguesas

Os serviços NearUS e Surfstoke, de startups portuguesas, vão amanhã disputar a final mundial promovida pelo Mobile World Congress. A exposição do evento e da distinção já se fazem sentir no número de downloads nas aplicações.

O EU Mobile Challenge é um concurso no qual são distinguidas as melhores aplicações móveis de jovens empresas europeias. A finalíssima da iniciativa aconteceu ontem, 2 de março, e de lá saíram três grandes vencedores, sendo que dois deles são startups portuguesas.

NearUS, uma aplicação de comunicação anónima que tem por base a hiperlocalização dos utilizadores, e a Surftstoke, uma comunidade social dedicada aos desportos de ondas. A satisfação, de parte a parte, é evidente como partilharam com o TeK.
1 de 2
Anterior
Seguinte

Distinção NearUS

Elementos da NearUS comemoram distinção no EU Mobile Challenge



"Estamos bastante contentes com esta distinção", confessou André Freitas, da NearUS, que disse também que até ao momento da grande decisão toda a equipa estava numa grande expectativa.

Já Joana Matos, cofundadora da Surfstoke, admitiu estar "imensamente contente, surpreendida e feliz" pois no concurso europeu existiam outras aplicações com um grande potencial.

Para a porta-voz da rede social de desportos de ondas o melhor momento aconteceu após a apresentação do projeto e quando um dos jurados disse que não tinha nenhum comentário a fazer, pois era utilizador da aplicação - passou pelo Algarve onde praticou surf - e considerava-a como perfeita.

Agora as duas startups estão a preparar-se para a finalíssima mundial que acontece amanhã e onde terão de concorrer com projetos da Ásia, da América e também provenientes de universidades de todo o mundo.

"Não vai ser fácil, vamos competir contra equipas como a do MIT, mas estamos a trabalhar para levarmos o galardão para Portugal", referiu em conversa com o TeK o responsável da NearUS.

Mas esta exposição internacional também está a surtir efeitos ao nível do número de downloads e de utilizadores nos dois serviços finalistas, como revelaram os respetivos porta-vozes.

Com a presença no Mobile World Congress, o maior evento dedicado a dispositivos e tecnologias móveis, tanto a NearUS como a Surfstoke estão a aproveitar para tentarem criar novas parcerias sobretudo com entidades internacionais.

No caso da aplicação de comunicação anónima, estão a ser feitas conversações com vários operadores de telecomunicações para o caso de quererem explorar o sistema nos eventos que patrocinam - como festivais de verão. No entanto, André Freitas não comentou a existência de conversações em curso com a Vodafone Portugal, com a NOS ou com o Meo.

Já a Surfstoke está acima de tudo mais concentrada na preparação da apresentação de amanhã, mas vai aproveitar o dia de hoje para tentar criar parcerias com outras startups que estão no certame tecnológico para alargar a influência e o raio de ação do serviço.

Veja aqui outras novidades que foram apresentadas no MWC15.

Rui da Rocha Ferreira 
TeKSapo


0 Comentarios to "Das três melhores aplicações móveis de startups europeias, duas são portuguesas"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters