Formigas e borboletas robot completam família de animais biónicos da Festo

A empresa alemã tem vindo a trabalhar na área da biónica desde os anos 90 e alargou agora a família de animais robóticos,

Raias, pinguins e cangurus já faziam parte da família biónica da empresa de automação que adicionou agora duas novas criaturas mais pequenas, conseguidas com a ajuda de impressão 3D. 

As BionicANTS e eMotionButterflies tiram partido de características dos animais na natureza e replicam algumas especificações em criaturas robóticas, que vão estar em exposição na feira de Hannover na próxima semana. 
1 de 13
Anterior
Seguinte

BionicANTS



As formigas receberam o nome de BionicANTS e as várias peças dos pequenos robots foram produzidas em impressoras 3D e "coladas" com laser. Cada formiga tem 12,5 centímetros e pesa cerca de 28 gramas. 

Para além de serem esteticamente impressionantes, as formigas foram programadas para funcionar em grupo, como acontece na natureza, colaborando na realização de trabalhos, analisando e estudando os objetos com câmaras de vídeo colocadas na cabeça e movimentando-se através de energia gerada pelos sensores piezoelétricos. 

As borboletas, que receberam o nome de eMotionButterflies, foram construídas com materiais ultra leves para conseguir mais autonomia de voo e são orientadas com sensores GPS e com a ajuda de câmaras de infravermelhos, que permitem voar em bando sem atropelos nem acidentes. 

A aplicação prática da tecnologia pode ser feita em vários tipos de sistemas industriais onde a coordenação de equipamentos tem de decorrer sem falhas. 

Nos vídeos abaixo pode conhecer melhor o projeto BionicANTS e eMotionButterflies. 

TeKSapo


0 Comentarios to "Formigas e borboletas robot completam família de animais biónicos da Festo"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters