Já começou a primeira volta ao mundo num avião movido a energia solar

O Solar Impulse já descolou dos Emirados Árabes Unidos e agora só deverá terminar o seu percurso entre o final de julho ou início de agosto. Durante a viagem não será usada uma única gota de combustível fóssil.

Começou aquele que será um dos testes mais importantes para os que acreditam no potencial dos veículos movidos a energias verdes: o avião Solar Impulse, apenas movido pela energia solar, já descolou para dar a volta ao mundo. 

A navegação em torno do planeta não será feita de uma vez só, estando previstas várias paragens em diferentes países de diferentes continentes. O importante a reter da experiência é que já é possível fazer uma viagem desta escala recorrendo apenas às energias renováveis. 

Um dos destaques do Solar Impulse vai para o facto de conseguir voar durante a noite, já que consegue armazenar em baterias a energia captada durante o dia para usá-la mais tarde. O meio de transporte tem uma asa única com 72 metros de envergadura e que está equipada com 17 mil células solares. 

A construção do veículo é feita maioritariamente em fibra de carbono para manter a leveza, algo que ajuda a alcançar uma velocidade máxima de 70 Km/H. 
5 de 7
Anterior
Seguinte

Solar Impulse



Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg vão ser os responsáveis pela missão de volta ao mundo e em algumas situações terão de passar vários dias seguidos a pilotar o avião durante períodos de voo que podem chegar a 12 horas. 

O projeto Solar Impulse começou a ser desenvolvido em 2003 e desde então tem vindo a dar algumas provas de conceito, como foi a "volta aos EUA" feita pelo avião em 2013. O projeto também já esteve perto de Portugal, tendo realizado um dos seus primeiros testes entre Espanha e Marrocos. 
 
TEKSapo


0 Comentarios to "Já começou a primeira volta ao mundo num avião movido a energia solar"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters