Se tem o uTorrent instalado é possível que o seu PC esteja a minerar bitcoins sem saber

O conhecido programa de download de ficheiros através de torrents leva consigo um programa que por colocar o computador a produzir bitcoins, causa lentidão e um maior consumo energético.

O programa uTorrent está a ser alvo de duras críticas por parte dos utilizadores. No fórum do software foi publicado um alerta que dava conta da instalação de um segundo programa que alegadamente não pedia autorização para tal. 

Este software, chamado de Epic Scale, é nada mais nada menos do que um minerador de bitcoins - programas que usam a capacidade do computador para ajudar na produção da moeda digital, neste caso a Litecoin. Quer isto dizer que quem tiver o uTorrent instalado corre o risco de ter o PC incluído numa rede de computadores que estão a produzir a criptomoeda. 

O programa usa ciclos de processamento do computador, o que além de causar lentidão na máquina, eleva o consumo energético da mesma. 

O Epic Scale só estará associado à última versão do uTorrent (3.4.2), podendo afetar assim apenas os utilizadores que fizeram o download recente do programa ou que procederam à sua atualização. 

De acordo com o Engadget, há utilizadores que estão a reportar problemas na hora de desinstalar o Epic Scale, já que o programa não aparece listado na ferramenta do Windows que permite eliminar software. 

A BitTorrent já reagiu à situação classificando a Epic Scale como um bom parceiro de negócio e dizendo que esta situação está a ganhar grandes proporções porque os internautas ainda têm na cabeça situações como a da Lenovo e do adware Superfish. 

A empresa rejeita no entanto a ideia de que o programa é instalado de forma "silenciosa" e que tal como outras empresas, apenas estão a oferecer a opção de instalação de um software adicional, algo que os utilizadores estarão a aceitar sem prestarem a devida atenção. 

A entidade responsável pelo uTorrent declarou ainda ao The Verge que os utilizadores que não estiverem satisfeitos podem remover o programa e devem apagar a pasta do mesmo criado na partição do disco reservada aos programas instalados. 

Afinal quem tem razão? 
O TeK procedeu à instalação do uTorrent e de facto existe a opção de declinar a instalação do programa Epic Scale. No entanto a forma como o software é apresentado difere das restantes ofertas incluídas pela BitTorrent. 
1 de 3
Anterior
Seguinte

Instalação de programas incluída no uTorrent

Instalação do Epic Scale



Apesar da aparente dissimulação, cabe aos utilizadores terem atenção aos programas que instalam e aos "sub-programas" que podem estar associados durante esse processo, como add-ons para o browser ou ferramentas de pesquisa por exemplo. 

TeKSapo


0 Comentarios to "Se tem o uTorrent instalado é possível que o seu PC esteja a minerar bitcoins sem saber"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters