Sete alternativas ao uTorrent

O cliente de torrents da BitTorrent sofreu várias críticas dos utilizadores por, alegadamente, ter instalado software nos computadores que tornava as máquinas em "escravos" dos bitcoins. Conheça as alternativas.

O programa de download de conteúdos através de torrents, o uTorrent, esteve em evidência na semana passada e não pelos melhores motivos. 

Surgiram relatos de que juntamente com a instalação da última versão do programa (3.4.2), instalava-se "silenciosamente" um outro software chamado Epic Scale. Na prática este é um programa que transforma os computadores em mineiros de bitcoins. 

O problema estava alegadamente no facto de a instalação não ser autorizada ou quando era, depois não ser possível ou ser muito difícil remover o Epic Scale. Como minerar bitcoins exige capacidade de processamento, os computadores das pessoas estavam a ficar mais lentos e a consumir mais energia. 

O TeK na altura experimentou o processo de instalação e atestou que de facto, é dada a possibilidade de escolha de não instalar o Epic Scale. No entanto os relatos mistos não ajudam a perceber quem tem afinal "razão absoluta" nesta história. 

Mas também tal não é preciso para que se possam enumerar as alternativas do uTorrent. Muitos internautas viram abalada a sua confiança no programa e procuram agora por alternativas novas e que ainda não estejam vergadas às exigências e responsabilidades comerciais que uma empresa tem. 

Apesar de os torrents estarem muito associados à pirataria de conteúdos, a verdade é que qualquer pessoa pode usar este formato para partilhar ficheiros próprios. Por exemplo, um aluno de criação multimédia pode partilhar o seu trabalho de final de ano com todo o mundo. 

Os torrents também têm servido para distribuir conteúdos de artistas que se têm associado às empresas de torrents para promoverem o seu trabalho. 

E é por existir um grande número de utilizações possíveis para os torrents que o TeK elabora aqui uma lista de alternativas ao uTorrent, que conta com as sugestões de vários leitores. 
4 de 7
Anterior
Seguinte

qBittorrent

O qBittorent apresenta-se justamente como alternativa ao uTorrent. Apresenta um interface semelhante, tem motor de pesquisa integrado, suporta várias extensões de Bittorrents e também tem uma ferramenta de criação de torrents. Saiba mais em http://www.qbittorrent.org/



Caberá agora aos utilizadores decidir se querem continuar a usar o uTorrent, caso o façam, ou se está na hora de descobrir propostas diferentes para o download de torrents. 

No final, fica o conselho de que os utilizadores devem ter sempre grande atenção ao processo de instalação deste tipo de programas e não. Carregar só em "seguinte" pode trazer a instalação de programas indesejados e, consequentemente, de problemas mais graves. 

Pois se um programa de produção de bitcoins já lhe parece grave o suficiente, pense bem no que piratas informáticos mal intencionados podem instalar nos computadores de milhões de pessoas. 
TeKSapo


0 Comentarios to "Sete alternativas ao uTorrent"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters