França tem um drone anti-drones

À medida que cada vez mais drones vão surgindo nos ares, as autoridades tentam encontrar soluções que ajudem a afastar situações ilegais e de potencial perigo. Um anti-drone francês consegue detetar os operadores das aeronaves em menos de um minuto.

França tem estado em alerta por causa dos drones. Pouco tempo depois do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo registaram-se inúmeras ocorrências de drones que estariam a sobrevoar pontos estratégicos franceses, como centrais nucleares. Os casos colocaram as autoridades em sobressalto.

Mas a situação está a mudar e a favor de quem procura saber quem são os drones e quem os opera. Isto porque uma empresa francesa, a ECA Group, desenvolveu um drone que caça-drones e o seus pilotos.

O drone IT180 quando deteta uma outra aeronave não tripulada consegue rapidamente ficar no seu alcance e fazer uma triangulação para detetar onde está o operador. Se estiver num raio de 700 metros, então em menos de um minuto será feita uma identificação do infrator.

1 de 4
Anterior
Seguinte

Drone IT180 do ECA Group



Isto porque o drone capta uma fotografia do operador e envia informação de posicionamento para a polícia, para que as autoridades possam fazer uma detenção em flagrante delito, recolhendo de imediato o material que está a ser usado na operação do voo.

Como escreve o ECA Group em comunicado, a polícia francesa já usou o "drone anti-drones" em duas situações reais e ficou muito satisfeita com os resultados conseguidos.

Em Portugal continua a ser preparada uma legislação adequada para o uso de aeronaves não tripuladas (UAV na sigla em inglês) em diferentes contextos, seja ele profissional ou simplesmente amador.

TeK


0 Comentarios to "França tem um drone anti-drones"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters