Mapas da Internet dão origem a imagens surpreendentes

O Opte Project começou por ser uma forma de mapear a Internet usando código open source. Com o tempo a estética das imagens acabou por assumir um papel artístico.



site

O projeto de Barrett Lyon pretende obter uma representação fiel da extensão da Internet através de gráficos visuais onde o tráfego IP e os pontos de crescimento são representados com cores.

Inicialmente foram usados vários mecanismos de tracerouting para recolher a rota do tráfego, mas o modelo não funcionou de forma eficiente e evoluiu para um sistema de análise multimodo para garantir uma imagem mais fiel e detalhada.

Mais tarde Barrett Lyon percebeu que deveria basear o trabalho na tabela BGP (Border Gateway Protocol) para recolher o maior número de dados possível, e passou a usar dados do projeto Route Views da Universidade de Oregon.

A componente técnica do Opte Project fica porém ultrapassada quando surgem as imagens captadas pelo sistema, que pouco a pouco foram reconhecidas como representações artísticas e já conquistaram lugar em várias exposições de museus, incluindo o Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova Iorque.

A Galeria abaixo mostra as imagens conseguidas com estes mapas da Internet.

1 de 4
Anterior
Seguinte

Opte Project

A Internet em 2010


0 Comentarios to "Mapas da Internet dão origem a imagens surpreendentes "

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters