O malware Pacman devora os ficheiros dos utilizadores em 24 horas

 

A vaga de ataques que está a ficar conhecida como Pacman nada tem a ver com a personagem amarela dos videojogos, exceto numa coisa: devora tudo o que encontra à sua passagem.

Utilizadores dinamarqueses fizeram soar o alerta de uma nova forma de ransomware: um vírus instala-se no computador e pede um resgate. Mas aqui o ponto diferencial é o facto de o malware eliminar todos os ficheiros ao fim de 24 horas caso não seja feito o devido pagamento.

De acordo com a publicação PCWorld o esquema está a ser denominado de Pacman, justamente por devorar todos os ficheiros - em analogia à personagem dos videojogos que também devorava sem parar as bolas que existiam num determinado nível.

Basta apenas um click para que os utilizadores percam acesso ao computador. Na Dinamarca as pessoas afetadas são especialistas quiropráticos que receberam um email a dizer "possível novo paciente". Na mensagem - bem escrita e sem erros - existiam links da Dropbox - um serviço bastante conhecido dos utilizadores - que quando clicados descarregavam o malware.

A partir desse momento os ficheiros que existem no computador começam a ser cifrados, são desligadas algumas funcionalidades do Windows como o Gestor de Tarefas e a consola de comandos e o ambiente de trabalho tradicional é substituído pelo pedido de resgate.

O mesmo tem de ser respondido em 24 horas, caso contrário os ficheiros que existem na máquina refém começam a ser destruídos.

O malware é desenvolvido na framework .NET da Microsoft, uma que já vem pré-instalada em milhões de computadores.

Os especialistas em segurança acreditam que à medida que mais pessoas vão sendo afetadas, a lista de emails dos crackers vai crescendo, o que alarga as possibilidades de atuação desta variante de ransomware.

O ransomware - malware que pede resgate - tem crescido e recentemente piratas informáticos bloquearam servidores de empresas portuguesas para ganhar bitcoins. O fenómeno é transversal a várias plataformas, incluindo dispositivos móveis e até sistemas operativos tidos como mais seguros, caso do Mac OS X.

TeKSapo


0 Comentarios to "O malware Pacman devora os ficheiros dos utilizadores em 24 horas"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters