Smartphones com baterias de alumínio podem ser carregados num minuto

 

Um grupo de investigadores norte-americanos pode ter dado um passo importante na revolução das baterias tal como são conhecidas. Maior durabilidade e rapidez na recarga estão entre as principais vantagens.

Esta é a grande novidade: cientistas da Universidade de Standford, nos EUA, alcançaram resultados ambiciosos o suficiente para poderem ter criado uma nova tipologia de baterias, baseadas em alumínio. Não foram o primeiro grupo a trabalhar neste conceito, mas foram o primeiro a conseguir resultados "revolucionários".

Mas para os consumidores a grande novidade é o facto de a bateria de alumínio permitir carregar o telemóvel em apenas um minuto. Os tempos de carregamento sem precedentes, como escreve o The Guardian, abrem espaço para uma futura substituição das tradicionais baterias de lítio ou pilhas alcalinas.

Os resultados da investigação liderada pelo professor de química Hongjie Dai foram publicados na revista Nature.

De acordo com as descobertas do grupo, as baterias de alumínio são mais amigas do ambiente e são mais resistentes - é possível prefurá-las sem que as mesmas comecem a arder, por exemplo.

As baterias de alumínio também têm uma maior durabilidade, pois enquanto as baterias que existem atualmente nos smartphones têm uma duração de mil ciclos, as de alumínio conseguem aguentar cerca de 7.500 cargas antes de começarem a perder as suas propriedades.

"Esta foi a primeira vez que uma bateria ultrarrápida de iões de alumínio foi construída com a estabilidade de milhares de ciclos", salientou Hongjie Dai no artigo publicado.

Mas as revelações não ficam por aqui. Ainda de acordo com os investigadores, as baterias de alumínio serão mais baratas de produzir do que as de lítio - o que pode significar uma pequena redução no preço de equipamentos eletrónicos - e tem propriedades que permitem a sua flexibilidade - abrindo portas a mais dispositivos na linha do G Flex 2, por exemplo.

A bateria, sobretudo dos dispositivos móveis, continuam a ser uma das grandes falhas pois não aguentam muitas horas sem carga elétrica. E como recentemente concluiu uma equipa de investigadores da Finlândia, a bateria do seu telemóvel está a esgotar-se e você nem sabe porquê.

TeKSapo


0 Comentarios to "Smartphones com baterias de alumínio podem ser carregados num minuto"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters