Uma versão open source do Windows? É possível que venha a existir

 

A convicção é de um engenheiro da empresa, que admitiu a possibilidade durante um evento onde falou das transformações na empresa ao longo dos últimos anos. Sobretudo na forma como olha para o software aberto.

Mark Russinovich é engenheiro na gigante do software e admitiu durante uma conversa na ChefConf 2015, que a visão da empresa liderada por Satya Nadella em relação ao open source se alterou radicalmente nos últimos anos. Tanto que, questionado sobre a possibilidade de um dia a companhia lançar uma versão aberta do Windows respondeu que "pode definitivamente ser possível".

"Todas as conversas que possam imaginar sobre o que devemos fazer com o nosso software - aberto vs aberto vs serviços - já aconteceram", garante. Nos quase nove anos de permanência na empresa, Russinovich diz que tem "visto a transformação acontecer e sobretudo nos últimos anos tem sido muito acelerada". E dá exemplos.

Em fevereiro a empresa lançou a plataforma de analítica Storm, uma plataforma de analítica integrada no serviço Azure HDInsight Hadoop. A Microsoft é para além disso uma das companhias que mais contribui para a framework Hadoop, assegura Russinovich. Outro exemplo claro de que muita coisa mudou na estratégia da Microsoft ao longo dos últimos anos será o facto de 20% das máquinas virtuais que correm sobre a plataforma Azure serem hoje Linux.

Esta mudança de comportamento da Microsoft em relação ao open source estará sobretudo relacionada com os clientes e com as suas decisões de investimento nos últimos anos, que em muitos casos passaram pelo open source e obrigaram a empresa a olhar de outra forma para este mercado, a querer compreendê-lo e aí marcar a sua presença.

Esta sequência de acontecimentos fez com que as "as conversas sobre open source já não sejam um tabu e cheguem a ser encorajadas em alguns locais". A ChefConf2015 é um evento para profissionais de TI organizado pela Chef, uma tecnológica que desenvolveu uma ferramenta de código aberto usada para configurara e gerir servidores.

TeK


0 Comentarios to "Uma versão open source do Windows? É possível que venha a existir "

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters