Já pode usar o telemóvel para localizar serviços públicos e consultar filas de espera

Chama-se Mapa do Cidadão e mostra online e no telemóvel a localização de cada serviço público e como lá chegar. Por enquanto só permite ver detalhes sobre filas de espera, mas no próximo mês começa a servir para tirar senhas.

A aplicação conta com versões para iOS, Android e Windows Phone e localiza no mapa mais de cinco mil postos de atendimento que em todo o países fornecem serviços públicos.

O utilizador pode pesquisar informação por entidades, serviços, eventos de vida ou Lojas e Espaços do Cidadão, se decidir usar uma das opções disponíveis no menu principal da app ou do site. Também pode optar por escrever diretamente na caixa de pesquisa o que pretende.

7 de 9
Anterior
Seguinte

Mapa do Cidadão



Se quiser por exemplo saber onde pode encontrar o serviço mais próximo para renovar o Cartão de Cidadão, digita na caixa de pesquisa um termo relacionado – se começar a escrever renovar, aparece a sugestão Cartão de Cidadão – Renovar; e tem acesso a uma lista de resultados que podem ser vistos num mapa ou, em alternativa, numa lista ordenada por proximidade e com a indicação da distância a percorrer para lá chegar.

Clicando num dos resultados apresentados tem acesso a mais detalhes sobre o serviço, como quem pode requer, que documentos necessita, quanto custa, como pode pagar, prazos, ou indicações para navegar até ao destino ou ver o percurso no mapa.

Para cada pesquisa é possível aplicar filtros, que reduzem o leque de resultados. Restringir o mapeamento de serviços a um distrito, a um concelho, a uma distância máxima do local onde o cidadão se encontra no momento em que procura a informação, ou a uma categoria específica de serviço são as opções disponíveis.

Além da georreferenciação da informação, a nova plataforma também dá a conhecer à distância o ritmo de atendimento em cada serviço e qual o tamanho da fila de espera. A funcionalidade está disponível para as Lojas e Espaços do Cidadão e deixa ver quantas pessoas estão à espera em determinada loja, que senha está a ser chamada no momento em que a informação está a ser consultada online e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida. Em breve vai permitir tirar senha online, antes de chegar à loja física. Esta nova funcionalidade deverá estar disponível "a partir do próximo mês", adiantou ao TeK o secretário de Estado da Modernização Administrativa, José Pedro Cardoso da Costa, frisando que nos meses seguintes é de esperar que as funcionalidades continuem a evoluir, tal como o número de serviços georreferenciados.

O Mapa do Cidadão, desenvolvido pela AMa, é apresentado esta manhã em Lisboa pelo ministro adjunto e do desenvolvimento regional, Miguel Poiares Maduro.

Cristina A. Ferreira

tek


0 Comentarios to "Já pode usar o telemóvel para localizar serviços públicos e consultar filas de espera"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Ads

Traffic Exchange with 1,114,000+ members

Pesquisar neste blogue

Ads

Traffic Exchange with 1,114,000+ members

Real-time Earth and Moon phase

Blog Archive

Rating Posts

Ads

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters