A história de dois hackers que “sabotaram” um veículo em andamento

A Chrysler, fabricante responsável pelos veículos da marca Jeep, está a pedir a alguns utilizadores que atualizem urgentemente o software dos respetivos veículos. Em causa está uma falha detetada por dois investigadores que permite controlar o sistema de travagem e até a direção dos automóveis.


Ler a reportagem da Wired sobre a vulnerabilidade detetada em alguns veículos da Chrysler é como entrar num filme de ficção científica - tirando o facto de ser já uma realidade. Dois investigadores encontraram uma falha de segurança em modelos da marca que permitia controlar à distância, através da Internet, várias componentes dos automóveis.
Sistema de travagem, direção, autorrádio, limpa para-brisas e até o sistema de infoentretenimento dos veículos podem ser “sabotados” graças à vulnerabilidade detetada.
Enquanto o jornalista da revista ia conduzindo na autoestrada, os dois hackers iam manipulando o veículo a partir da cave da casa de um deles. E se no início as demonstrações de “sabotagem” não mostraram o potencial do problema, rapidamente Charlie Miller e Chris Valasek decidiram expor as fragilidades do sistema.
Por mais que o jornalista acelerasse o veículo, as rotações da máquina continuavam a baixar de forma significativa e a perda de velocidade foi feita numa zona onde não havia escapatória de segurança. “A experiência deixou de ser divertida”, comenta o jornalista da Wired a propósito do que estava a acontecer.
Esta não é a primeira vez que a dupla de investigadores conseguiu tomar conta de um carro através de um computador, mas foi a primeira vez que o fizeram sem a necessidade de estar no veículo. Podiam estar em qualquer parte do país.
Do relato vale a pena reter que os piratas informáticos conseguem “matar” por completo os travões do carro. Já no que diz respeito à direção do veículo, “ainda” só conseguem tomar conta da mesma quando o carro está a fazer marcha-atrás.
Charlie Miller e Chris Valasek vão apresentar os resultados da sua experiência na conferência Black Hat, que decorre em agosto em Las Vegas, nos EUA.

TeK


0 Comentarios to "A história de dois hackers que “sabotaram” um veículo em andamento"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters