NEC fez a sua maior ligação de rádio micro-ondas sobre o mar com engenheiros portugueses

A equipa portuguesa da NEC foi responsável pela implementação de uma ligação de rádio micro-ondas entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe que é a maior do género alguma vez implementada pela fabricante sobre o mar.


A ligação implementada cobre uma distância de 176 quilómetros. Veio modernizar uma infraestrutura suportada em tecnologia TDM e canais de 2 Mbps, que é agora substituída por tecnologia de Modulação Adaptativa (AMR), mais capaz de garantir condições de transmissão estáveis mesmo em condições climatéricas adversas. 

Esta nova infraestrutura dá suporte a comunicações móveis GSM, oferecendo 20 canais de ligação a 2 Mbps e a comunicações de dados sobre IP, na banda dos 4GHZ com modulação de 64QAM. Nesta componente ficam assegurados um mínimo de 300 Mbps, que em condições climatéricas favoráveis chegam aos 560 Mbps, quase duplicando a largura de banda prevista nas especificações iniciais do projeto, explica a NEC. 

O projeto foi contratado pela Companhia Santomense de Telecomunicações. A implementação demorou cinco semanas e envolveu seis engenheiros portugueses, como explica ao TeK João Paulo Fernandes, diretor geral de vendas e marketing da NEC Portugal. 

"Os principais desafios de implementação, para além da distância do link, foram o acesso aos locais de instalação com os equipamentos e antenas, dada a localização dos sites e a grande dimensão das antenas utilizadas, assim como as condições climatéricas adversas que ocorreram durante a maior parte do projeto", acrescenta o mesmo responsável.

Os países de língua oficial portuguesa (PALOP) são um vetor importante no negócio da NEC em Portugal, que tem implementações em Timor e em São Tomé e Príncipe. João Paulo Fernandes adianta que, neste momento, estão em desenvolvimento novas oportunidades.

"A relevância destes projetos no volume de negócios da empresa tem vindo a crescer, tendência que acreditamos que se possa acentuar dadas as oportunidades atualmente em curso", confirma o responsável, acreditando que a ligação agora feita entre a ilha de São Tomé ao Principie também pode trazer novos negócios à filial portuguesa.


TeK 


0 Comentarios to "NEC fez a sua maior ligação de rádio micro-ondas sobre o mar com engenheiros portugueses"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters