TripAdvisor exibiu nota máxima a restaurante que não existe

A nota na verdade foi dada pelos utilizadores, mas foi exibida pelo site que não detetou a fraude e deu honras de destaque a um restaurante falso, inventado por um jornal italiano.


Não é a primeira vez que o TripAdvisor se vê envolvido em polémicas e a falta de rigor na monitorização das avaliações publicadas no site está em destaque.

Desta vez, um jornal italiano decidiu publicar informação e fotos sobre um restaurante falso e, com a colaboração de utilizadores do site, garantiu que o local tivesse 10 comentários de supostos clientes muitíssimo satisfeitos.

Todos os comentários publicados sobre o restaurante lhe atribuíram nota máxima e por isso o Scaletta rapidamente se transformou no restaurante mais popular da cidade em que supostamente estava localizado e um dos mais bem cotados de Itália.

O restaurante permaneceu online um mês, sem que os mecanismos de deteção de fraude do site de recomendações o identificasse, ou aos comentários que recebeu, como ilegítimo. Quando o caso foi divulgado pelo Itália a Tavolta o perfil foi rapidamente removido.

O jornal não conseguiu obter um comentário do TripAdvisor ao caso, mas a empresa acabou por emitir um comunicado a desvalorizar o assunto e a sublinhar que tem os mecanismos necessários para detetar os verdadeiros casos de fraude. Em delarações a outro jornal, ao La Repubblica, o TripAdvisor considerou pouco éticos os métodos do Italia a Tavola.

O TripAdvisor é um dos sites mais usados em todo o mundo para planear viagens e ter acesso a reviews feitas por quem esteve nos locais. Tem informação sobre restaurantes, hotéis e locais de interesse. Já este ano o grupo fez a sua primeira aquisição em Portugal com a compra da BestTables.

Em Itália a vida da empresa não tem dio fácil no último ano. Em dezembro o TripAdvisor foi sujeito pela autoridade da concorrência a uma multa de 500 mil euros por práticas anticoncorrenciais incorretas e pela falta de medidas mais efetivas para travar a publicação de reviews falsas. Em agosto do ano passado, a associação de hoteis italiana também se queixou do site, por este continuar a aceitar reviews para um hotel que tinha encerrado em 2007.

TeK


0 Comentarios to "TripAdvisor exibiu nota máxima a restaurante que não existe "

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters