Volkswagen “é ponta do iceberg”. Mercedes, BMW e Peugeot “distorcem dados”

Estudo revela "abismo" entre testes anti-emissões e desempenho real dos carros.


O estudo “Mind the Gap” alerta que a diferença entre os resultados dos testes anti-emissões de dióxido de carbono nos automóveis e o desempenho real "tornou-se num abismo", passando de 8% em 2001 para 40% em 2014.
O estudo, da autoria da European Federation for Transport and Environment (AISBL), entidade que trabalha com a Comissão Europeia, foi divulgado esta segunda-feira pelo “Dinheiro Vivo”, revela que a Volkswagen "é ponta do iceberg" e que a "Mercedes, BMW e Peugeot distorcem dados".
O diário online reforça ainda que a Volkswagen "foi a primeira a ser descoberta, mas está longe de ser a única gigante da indústria automóvel a manipular os testes de emissões de gases poluentes".
"O sistema de testes aos automóveis para medir a economia de combustível e as emissões de CO2 está totalmente desacreditado. A diferença entre os resultados dos testes e o desempenho real tornou-se num abismo, passando de 8% em 2001 para 31% em 2012 e 40% em 2014. Esta lacuna irá aumentar para quase 50% em 2020, se nada for feito", lê-se no estudo.
Mercedes apresenta a maior discrepância
De acordo com o documento, em média, apenas um terço da melhoria das emissões reclamadas nos testes tem correspondência na estrada, desde que foram introduzidas regras em 2008.
"Os fabricantes de automóveis, não os condutores, são a causa do problema e do facto de os testes oficiais estarem a ser manipulados", diz o documento, que depois aponta exemplos concretos e destaca a Mercedes como a marca que "tem a maior diferença média entre o teste e o desempenho real", "com o consumo real de combustível a exceder em cerca de metade o [que mostra o] resultado de testes".
Os modelos classe A, C e E têm uma lacuna dos testes face ao desempenho real superior a 50%, enquanto na série 5 da BMW e no Peugeot 308 o fosso fica abaixo dos 50%.
O relatório refere ainda que nenhuma das melhorias nas emissões medidas em testes de carros Opel/Vauxhall desde 2008 teve correspondência na estrada e apenas um quinto da aparente melhoria das emissões provenientes do lançamento do Mark 7 VW Golf (carro mais vendido da Europa) foram alcançadas na estrada.
Investigar a tecnologia ilegal
"Tais diferenças não provam a utilização de dispositivos manipuladores por qualquer fabricante. No entanto, tornam imperativo o alargamento do âmbito de investigações sobre o uso desta tecnologia ilegal para falsificar os testes de CO2", frisa.
O relatório revela ainda que esta realidade leva os condutores a gastar em média mais 450 euros anualmente em combustível, comparado com o que seria esperado tendo em conta os resultados dos testes.
Uma das soluções, aponta, é a introdução de um novo teste global, o WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) a partir de 2017, mas este apenas será uma parte da resolução do problema, pelo que deve ser complementado com medidas para corrigir as deficiências graves no sistema da União Europeia de testes em carros, diz o estudo, apontando algumas delas.
Sapo


0 Comentarios to "Volkswagen “é ponta do iceberg”. Mercedes, BMW e Peugeot “distorcem dados”"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Ads

Traffic Exchange with 1,114,000+ members

Pesquisar neste blogue

Ads

Traffic Exchange with 1,114,000+ members

Real-time Earth and Moon phase

Blog Archive

Rating Posts

Ads

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters