Kodi - instalando a TV do futuro

Já disponível no Google Play, ou seja agora no Android já não é preciso activar as fontes não seguras. Mas instalar a versão normal sem acrescentar extras ficamos com um bom gestor de conteúdos multimédia, mas ficamos a perder o universo de conteúdos que a web fornece.

Assim neste artigo começo desde a instalação até às configurações finais dando ao kodi, um ar português e profissional, ficando muitas vezes à frente de uma box normal de operador.






Neste artigo o meu foco é o Android, mas claro que as configurações são iguais para as outras versões do Kodi, pois existe para Windows, Linux, Apple IOS e mais.

No Android vá ao mercado oficial procure por kodi e instale.

Se quiser instalar não Android, faça transferência da versão para o seu equipamento, através do site oficial, http://kodi.tv


Nesta imagem já tenho instalado, mas ainda não tenho as configurações todas, mas nesta fase o importante é depois de darmos um toque em SYSTEM, ficamos com o menu de baixo com o gestor de ficheiros, em inglês o File Manager, é esse menu que nos interessa.



Dentro do File Manager, vamos criar uma fonte, então tocamos em Add source.





Esta é a forma como coloco, dou lhe o nome de fusion, pode ser um qualquer que identifique, até mesmo tvaddons. O importante é a fonte estar com o endereço correcto, neste caso http://fusion.tvaddons.ag

Quando a ligação falha ele avisa, não deve dar erro, se der e o endereço estiver correcto force e continue com os passos seguintes na mesma.


Vá agora ao SYSTEM e toque em Add-ons como na imagem.

A opção que pretendemos é a Install from a zip file, como mostra a imagem



E aqui a magia tem que funcionar, se depois deste toque na fonte que criamos não vir a imagem seguinte, então ou não tem ligação ou o endereço não está correcto.



Agora ao selecionarmos a pasta start-here, que significa do inglês comece aqui.

A equipa do tvaddons, já anda nisto faz mais de três anos, já não é verde, e em inglês disponibiliza todas as informações necessárias para kitarmos o nosso kodi, eu vou dar uma ajuda para quem tem dificuldades com o inglês.



Na pasta de inicio são possíveis as três situações que vemos, uma para instalar só o instalador de programas, com ele configuramos o kodi como queremos, programa a programa, ou seja para utilizadores avançados que já conheçam bem as extensões do kodi e sabem o que querem. O outro ficheiro serve para fazermos reset ao kodi. E o que nos interessa é o mágico hub-wizard, um programa que nos vai permitir configurar muito, e rápido.



Agora vamos ao menu PROGRAMS, não vê ainda como na imagem, verá depois. Agora o importante é tocar no menu.



Aqui já tenho alguns programas extras instalados, mas deve ver o Config Wizard, entre dentro desse programa.

Deverá ver como na imagem em baixo.



Neste caso selecionarmos Android, ou o seu caso. E o assistente de configuração perguntará se queremos continuar e as nossas configurações do kodi serão alteradas.

Depois deste processo automático, muito ficou já feito automaticamente.



Em cada menu, Vídeo, Música, Imagens, o mágico script já adicionou extensões automaticamente, depois ensino a configurar a prazer, agora vamos continuar e acabar a instalação primária :)



Vamos voltar ao menu PROGRAMS e escolhemos o programa Addon Installer, vamos ficar na imagem em cima.

Aqui vamos fazer uma procura por autor e colocar o nome do programador das melhores extensões portuguesas, o fightnight.



Ele resolveu oficializar, ou seja apenas temos acesso ao legal e público, morreu o conteúdo pirata pelo TV Portuguesa, não significa que não existam alternativas e extras piratas.

Mesmo assim o acesso a praias, rádios e TV oficial está óptimo e reparem que dá a programação dos canais, um bom pormenor.

Em baixo o trabalho dele.



Recomendo a instalação do TV Portuguesa e do Ok Goals para quem gosta de futebol.

Neste momento a nível de extensões está tudo, conteúdo de adulto também é possível, mas não vou trazer essa temática para aqui, fiquem com a ideia que é simples acrescentar, um pouco como fizemos agora para as extensões do fightnight.




Vamos agora ao menu de Settings que se encontra no menu principal SYSTEM e aí neste momento, interessa irmos à opção de Appearance.



Agora na language selecionamos Português e depois removemos o inglês, senão o kodi fica com as duas opções. Nas legendas acontece o mesmo, logo devemos só selecionarmos as línguas que queremos, português e derivados.



E o nosso kodi, já em português, mudem também o teclado e ficam com definições como mostra a imagem, métricas em português e tudo como estamos habituados.

Agora falta activar os serviços de legendas, para termos as nossas séries e filmes legendados.




Então ainda nas definições mas de Video vamos acrescentar os serviços de legendas e verificar que tudo está na nossa língua.



Aqui definimos o comportamento das legendas, cor, tamanho, se descarrega automático, quais os idiomas para procurar legendas e os serviços, que ficam mais abaixo como mostra a imagem em baixo.



Reparem que nos Default TV show e movie tenho um serviço por defeito, ou seja o serviço que o kodi vai usar automaticamente, mesmo que tenha vários este é usado primeiro, manualmente tenho acesso a outros instalados.

Ao darmos um toque ele vai pedir qual o serviço e se não existir nenhum o kodi ajuda-nos a configurar.



Neste caso estou só a usar o opensubtitles mas com o Get More posso acrescentar os que quiser, nesta configuração vou definir qual o kodi usa padrão.

Neste momento, temos praticamente tudo pronto, vou só dar mais umas dicas de visualização.



Esta dica de vídeo é importante, pois como padrão o kodi usa aceleração de hardware, esta funcionalidade pode dar direito a situações que vemos ecrã preto e ouvimos som, nestes casos o seu equipamento não suporta a aceleração por hardware e tem que anular esta opção.

Para o fazer, repare como está o nível das definições como mostra a imagem, toque até ter a opção de experiente, e com esta opção activa já tem acesso às configurações de aceleração.

Explore as definições em função do seu equipamento.



Agora vamos ao toque final, voltemos às definições de aparência e tocamos nas definições, vamos ficar com o menu como mostra na imagem em baixo.



Aqui temos acesso a configurar os atalhos que queremos ver no nosso kodi, os acessos directos. Depois das extensões instaladas podemos vir aqui coloca-la como atalho desejado.

Assim no vídeo recomendo mudar o 1channel e o Projecto free tv, pelo TV Portuguesa e o Ok Goals.



Depois da mudança fica como mostra em cima, e o nosso kodi fica agora a nosso prazer.



E depois de algum esforço e com dicas, uma tarefa que pode ser muito demorada, a explorar extensões e como as instalar, configurar e ver se funciona temos um kodi profissional!

Depois escrevo um artigo em que falo um pouco das extensões, este já está muito extenso.

E depois de algum tempo e esforço partilho aqui as configurações kodi que já me deram uns trocos, pois tenho muitos pedidos de quem não quer ter trabalho e paga a quem sabe pelo tempo.

E depois de algum uso, diga-me se não mereço um café :)




Omninvi


0 Comentarios to "Kodi - instalando a TV do futuro"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Real-time Earth and Moon phase

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters