Planeta X: o misterioso nono planeta do sistema solar

Mike Brown, o astrónomo que destituiu Plutão da classe dos planetas, está à procura do nono planeta do nosso sistema solar e encontrou pistas promissoras.

caltech.jpg
O Planeta X é o único corpo detetado por Brown que tem massa suficiente para ser redondo, eliminar os restos à sua volta e gravitar na órbita do Sol. Este planeta terá o mesmo tamanho que Neptuno e localiza-se a uma distância 10 a 20 vezes mais longe do que Plutão, explica a Popular Science. Já há mais de um século que os especialistas avançam com teorias sobre este Planeta X, mas nenhum estudo se aproximou tanto como Brown.
O astrónomo conseguiu criar um mapa com a localização exata do planeta e divulgou-o no The Astronomical Journal de forma a conseguir a ajuda de outros especialistas.
Brown e a sua equipa do Caltech detetaram vários planetas-anão e descobriram que todos se moviam na mesma direção. Foi aí que os investigadores pediram ajuda a Konstantin Batygin, um astrofísico da mesma universidade que se especializou nas dinâmicas de sistemas solares.
Batygin analisou os dados e, usando simulações criadas no supercomputador CITerra, passou um ano a testar várias hipóteses que justificassem o alinhamento chegando à conclusão de que havia algo massivo a manter estes seis planetas anão alinhados e que teria de ser o Planeta X.
Agora, com a localização exata do planeta, os investigadores esperam conseguir ter um vislumbre do misterioso nono planeta do nosso sistema solar.
EI


0 Comentarios to "Planeta X: o misterioso nono planeta do sistema solar"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters