Samsung está a desenvolver auscultadores que permitem sentir a realidade virtual

Agora que a Samsung já tem uma versão de consumo dos seus óculos de realidade virtual, a tecnológica está a explorar novas áreas. Com os headphones Entrim 4D a empresa consegue dar uma sensação de movimento às experiências digitais.


A tecnológica sul-coreana foi até ao festival de música e tecnologia South by Southwest mostrar um novo conceito de realidade virtual. Enquanto os óculos continuam a ser os Gear VR, a diferença está no sistema de som. Através de uns auscultadores especiais a Samsung quer que os utilizadores sintam a realidade virtual.
Simplesmente através do som a empresa sul-coreana quer que os utilizadores tenham a sensação de movimento e equilíbrio, mesmo que estejam completamente parados.
Como? Através de impulsos elétricos que são emitidos pelos headphones diretamente para os ouvidos dos utilizadores. Estes sinais são depois interpretados pelo sistema nervoso como sendo semelhantes aos criados durante o movimento.
O objetivo é criar experiências mais realistas. Atualmente o que acontece é o utilizador ver a ‘perspetiva digital’ avançar num jogo, mas sentir e estar plenamente consciente que não está a avançar fisicamente. Ao ‘enganar’ o cérebro é possível criar sensações mais próximas da realidade.
Mesmo em fase de desenvolvimento a marca asiática já criou 30 padrões de movimento. Ainda não há uma data sobre quando esta tecnologia pode - e se vai - ficar disponível no mercado.
A Samsung confirmou à Cnet que a tecnologia é segura para a saúde, ainda que nesta fase incial possa causar sensações de enjoo nas pessoas. A emissão de sinais elétricos para os ouvidos é um procedimento usado, por exemplo, nas companhias aéreas para treinar pilotos.
TeK


0 Comentarios to "Samsung está a desenvolver auscultadores que permitem sentir a realidade virtual"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters