Intel vai construir frota de 100 carros (quase) totalmente autónomos

A fabricante de processadores comprou a startup Mobileye, especialista em sistemas de condução autónoma, e juntas estão a preparar uma frota de carros autónomos de nível 4.

A Mobileye foi responsável por desenvolver o sistema Autopilot da Tesla, mas a parceria entre estas duas empresas terminou depois de um homem ter morrido, na Florida, por ir a conduzir um Model S utilizando o Autopilot e foi depois deste acontecimento que a Intel se chegou à frente para adquirir a startup.
Agora, com o acordo de compra encerrado, a Intel prepara-se para colocar "prego a fundo" no mercado dos carros autónomos e anunciou que vai construir uma frota de nível 4 para testar nos EUA, em Israel e na Europa. Atualmente, o nível 5 é considerado o topo da scala de automação dos carros, equivalendo a um equipamento totalmente independente e capaz de tomar todas as decisões de forma autónoma.
A gigante tecnológica já tinha anunciado que planeava investir cerca de 250 milhões de dólares no desenvolvimento de veículos autónomos e a aquisição da Mobileeye parece ter sido um dos passos que mais incentivo deu à Intel.
Os primeiros carros da frota vão ser criados, segundo a empresa, até ao final do corrente ano e vão ser capazes de lidar com quase todas as situações sem precisar de qualquer intervenção humana. A frota será, depois, aumentada para, pelo menos, 100 veículos. Além da Mobileye, foram também criadas parcerias com a BMW e a Delphi, grandes fornecedores de software e componentes eletrónicos para carros.
Ainda não existem confirmações sobre qual será a fabricante dos automóveis mas, inicialmente, a ideia seria que os primeiros 40 carros autónomos fossem os série 7 da BMW.
O sistema desenvolvido pela Intel e pela Mobileye vai incluir cameras, capacidade de processamento de imagem, micro-processadores, tecnologia de mapeamento e software capaz de determinar qual a reação que o carro deve tomar em situações diárias de quem conduz.
Tek


0 Comentarios to "Intel vai construir frota de 100 carros (quase) totalmente autónomos"

Since 2005

Translate

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Total Views

Pesquisar neste blogue

Blog Archive

Rating Posts

Copyright

Creative Commons License
Web hosting for webmasters