O número de robots de cozinha em casa dos portugueses tem vindo a aumentar nos últimos anos, e não é apenas por causa de uma moda passageira. Segundo a Marketest, 1,276 milhões de portugueses referem possuir um robot de cozinha, o que corresponde a 14,9% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.
Este número reflete os benefícios mas também a disponibilidade da tecnologia. Só que nem todos os robots têm as mesmas funcionalidades e há alguns mais completos do que outros.
Para além das características que já enumerámos, há ainda algumas outras que saltam à vista; ou melhor, neste caso, saltam à degustação das suas receitas preferidas. Estamos a falar de elementos como o sistema de pesagem eletrónico, o ecrã tátil a cores, o controlo único de temperatura e comandos e botões digitais…
É verdade que nem todos os robots de cozinha do momento contam com todas estas funcionalidades, da mesma forma que existem modelos com preços bastante variados, mas é igualmente certo que todas as oito sugestões da galeria abaixo acabam por ser bons exemplos de como a tecnologia é hoje aplicada em pequenos eletrodomésticos que permitem poupar tempo, dinheiro e energia na cozinha.
Indo um pouco mais longe, é inevitável que estes eletrodomésticos recheados de tecnologia estabeleçam ligação à internet e a um outro e muito famoso equipamento de eletrónica de consumo: o smartphone.

Clique nas imagens abaixo para ver mais detalhes de cada um dos equipamentos

 
É normal que vários destes robots de cozinha se façam acompanhar de apps móveis que pode instalar no seu terminal móvel, seja ele iOS ou Android, e assim abrir todo o um novo mundo de opções na área da culinária e da confeção de alimentos e refeições em geral.
Entre as possibilidades está um processo bastante interessante: com a app móvel pode, antes de chegar a casa, escolher uma receita entre centenas, sendo que a lista de compras digital é de imediato criada, além de poder guardar cozinhados como favoritos e adicionar notas.
Depois, já na cozinha, pode dar ordem ao robot para avançar através da app, transmitindo indicações de temperatura, velocidade e tempo, por exemplo. E é possível seguir as várias fases da preparação através da app mesmo que esteja no jardim.
Isto é algo que encontra nos modelos My Cook da Taurus e i-Companion da Moulinex, a título de exemplos. Por outro lado, também a famosa Bimby da Vorwerk está em destaque em termos de tecnologia e funções digitais, visto que podemos até mesmo fizer que foi pioneira em alguns pontos que hoje fazem parte de vários modelos concorrentes. Estes eles está a Chave de Receitas Bimby, que podemos adquirir em separado.
Trata-se de um acessório que faz com que o robot se consiga ligar à internet através da sua rede doméstica sem fios, tornando assim possível, entre outras tarefas, descarregar receitas que estão online e que o eletrodoméstico consegue efetivamente seguir, por assim dizer.
Tudo o que temos de fazer é cumprir as “ordens” que vão aparecendo no ecrã tátil e – esta é uma precaução universal que as máquinas ainda não fazem por nós! – acertar na quantidade de sal.
Mas confira as capacidades de todos os modelos da galeria acima. Cada um apresenta “detalhes” que podem fazer a diferença.
Teksapo